Niterói retoma trabalho de sanitização com quaternário de amônio

23/11/2020 – A Prefeitura de Niterói retomou o trabalho de sanitização nas ruas da cidade nesta segunda-feira (23). Pela manhã, equipes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) atuaram nos bairros Piratininga e Itaipu, na Região Oceânica. À noite, o trabalho acontece em Icaraí e Ingá, na Zona Sul. No fim de semana, foi reiniciada a distribuição de máscaras para a população.

As medidas foram adotadas devido a uma oscilação no indicador síntese de monitoramento da Covid-19 registrada nas últimas semanas, que chegou, no dia 19 de novembro, a 7.38. Em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, na noite desta segunda-feira (23), o prefeito Rodrigo Neves informou que o indicador se manteve estável nos últimos dias. O indicador síntese é composto de 12 critérios, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos.

“Além da retomada da sanitização e da distribuição de máscaras, estamos intensificando a fiscalização para o cumprimento dos protocolos de higiene e distanciamento social determinados pelas entidades sanitárias. Peço a todos os moradores de Niterói e aos comerciantes que perseverem no uso de máscara, de álcool gel e no distanciamento social para que Niterói siga mantendo o controle da pandemia”, afirmou o prefeito.

Sanitização de vias – Nesta terça-feira (24), o trabalho de sanitização foi feito em Piratininga, na Região Oceânica. O caminhão com o quaternário de amônio de quinta geração trafega a uma velocidade mais baixa para a distribuição do produto, porque com a retomada de atividades econômicas de acordo com o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal houve uma maior circulação de pessoas nas ruas. Niterói foi a primeira cidade do Rio de Janeiro a fazer a sanitização de todos os bairros e das principais comunidades utilizando o quaternário de amônio de quinta geração.

“A partir desta segunda-feira intensificamos a sanitização nas ruas de Niterói. Esse novo ciclo vem para reforçar a desinfecção de ruas, avenidas e calçadas, já que realizamos a manutenção periódica em vários pontos da cidade”, disse o presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes Garcia.

Distribuição de máscaras – No último sábado (21), a Prefeitura de Niterói reiniciou a distribuição gratuita de máscaras à população. Equipes estiveram no Trevo de Piratininga, na Região Oceânica, com a distribuição no sistema drive thru, e nas ruas do Barreto, na Zona Norte. No domingo (22), a distribuição aconteceu em frente à Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, na Zona Norte, junto à feira no Largo de São Jorge. Nesta terça-feira (24), a distribuição será no Fonseca e na Engenhoca. Na quarta-feira (25), será a vez de Icaraí.

O trabalho está sendo coordenado pelas Administrações Regionais. As máscaras são de tecido lavável. A previsão é distribuir mais de 500 mil unidades até o fim de dezembro. Nesta nova fase, as máscaras também serão entregues no drive thru para quem chegar ao local a pé ou de bicicleta e não apenas para ocupantes de veículos.

O uso do acessório segue sendo obrigatório para diminuir a possibilidade de contágio da Covid-19 e, em conjunto com outras medidas, como o distanciamento social e a boa higienização das mãos e do ambiente.ÂÂ Em sete meses, mais de 1,5 milhão de máscaras foram distribuídas para a população de Niterói.

Testagem rápida – Niterói realizará a compra de mais 40 mil testes para Covid-19 nos próximos dias. A medida permitirá reforçar o programa de testagem na cidade. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, desde o início da testagem rápida, há cerca de oito meses, já foram feitos mais de 130 mil testes no município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support