Niterói segue com a distribuição de máscaras para população

24/11/2020 – A Prefeitura de Niterói segue com a entrega das máscaras como equipamento de proteção individual e um dos principais agentes para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Nesta terça-feira (24), equipes da Regional do Fonseca entregaram 3 mil máscaras nas comunidades Bernardino, Jonathan Botelho e Palmeiras, enquanto a Regional da Engenhoca distribuiu mil unidades na praça central do bairro e no comércio local. Na Região Oceânica, mil máscaras foram entregues nas filas de bancos e lotéricas, locais de grande movimento na região.

Na quarta-feira (25), pela manhã, a distribuição segue no bairro da Engenhoca, em parceria com a Regional de Tenente Jardim, para entregar mais mil máscaras nas proximidades da divisa da cidade vizinha, São Gonçalo. Na parte da tarde, será a vez dos agentes da Administração Regional de Icaraí distribuir 3 mil máscaras pelas ruas do bairro que tem a maior concentração de idosos da cidade e também o maior número de casos confirmados da doença.

Alessandro Junqueira, administrador da Regional de Icaraí, fala da importância da ação nos bairros.

“Vamos reforçar o trabalho que já foi feito em Icaraí de diálogo, orientação e distribuição das máscaras. Lembrar a população que a doença continua se espalhando e o uso correto do equipamento nos ambientes públicos é o melhor meio de preservar a própria vida e das outras pessoas”, disse Alessandro.

Além disso, durante essa semana, os voluntários da rede de Núcleos Comunitários (Nudec) da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói estarão fazendo um levantamento das necessidades de máscaras para funcionários e moradores em condomínios e comunidades. A ação conta com a participação dos 400 jovens do Projeto EcoSocial.

O Secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, ressalta a importância da participação dos Núcleos nessa ação.

“Durante todo o período de pandemia, os voluntários da Defesa Civil têm exercido um papel de extrema importância, tanto no que se refere ao repasse qualificado de informações sobre os cuidados e procedimentos de segurança, quanto nas ações de campo relacionadas a distribuição de cestas básicas nas escolas, distribuição dos cartões do programa renda básica temporária, em apoio às equipes da prefeitura. A qualificação dos voluntários dos mais de 113 Núcleos de Defesa Civil proporciona o efetivo e seguro engajamento do cidadão nos processos resposta às emergências, como é o caso da pandemia. Além dos voluntários, estamos também empenhando neste processo de levantamento e distribuição de máscaras, os jovens do programa Niterói Eco Social, os quais receberam uma capacitação específica relacionada a ações de Defesa Civil, que os qualificou para apoiarem ações como essa, aumentando ainda mais a capilaridade das ações da prefeitura no combate à pandemia do novo coronavírus”, reforçou o secretário.

O coordenador do projeto Niterói EcoSocial, Renato Lutterback, explica como a atividade será desenvolvida com os jovens.

“Os jovens desenvolvem atividades de campo ligados a 4 eixos de trabalho: gestão de resíduos e reflorestamento, defesa civil, parques e águas. Pela Defesa Civil, os 400 jovens começaram a fazer o trabalho de levantamento das necessidades nos 11 territórios que eles atuam. Na próxima semana, os jovens, orientados pelas equipes da Defesa Civil, farão a distribuição dos das máscaras para as pessoas que residem nestes locais para o combate a disseminação do novo coronavírus”, disse Renato.

No último sábado (21), a Prefeitura de Niterói reiniciou a distribuição gratuita de máscaras à população. Equipes estiveram no Trevo de Piratininga, na Região Oceânica, com a distribuição para pedestres e no sistema drive thru, e nas ruas do Barreto, na Zona Norte. No domingo (22), a distribuição aconteceu em frente à Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, na Zona Norte, junto à feira no Largo de São Jorge.

Ao todo, já foram distribuídas mais de 1,5 milhões de máscaras de tecido reutilizável e lavável. Desde o dia 23 de abril, o uso do equipamento é obrigatório nas áreas públicas como ruas, ônibus, padarias, supermercados, hospitais, filas de bancos entre outras. O uso da máscara é fundamental para proteção individual e do próximo, porém é necessário que a mesma esteja na posição correta e cubra a boca e o nariz. O objetivo é diminuir a propagação do vírus que se espalha rapidamente e é invisível aos olhos.

Sanitização – A Prefeitura de Niterói retomou a sanitização das vias com o quaternário de amônio de quinta geração. Nesta terça-feira (24), equipes da Companhia de Limpeza Urbana (Clin) estiveram nos bairros de Maria Paula, Itaipu, Cafubá e Piratininga. Durante a noite, será a vez das ruas de Icaraí e Ingá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support