Secretaria de Política de Drogas capacita agentes públicos para abordagem a pessoas com transtornos mentais e comportamentais

27/11/2020 – Nesta quinta-feira (26), a Secretaria de Municipal de Políticas de Drogas promoveu uma capacitação sobre transtornos mentais e comportamentais com direcionamento na abordagem dos agentes públicos. A abertura ficou a cargo do Secretário de Políticas Sobre Drogas, Fábio Domingos. Nesta sexta (27), a capacitação continua com visitas às instalações da base do Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (Samu), no Fonseca, e ao Caps AD da Alameda. O curso vai capacitar 33 agentes públicos, sendo 16 do Samu e 17 Guardas Municipais, obedecendo às normas de distanciamento. O evento tem o apoio da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Saúde Mental. A capacitação acontece na Cidade da Ordem Pública, no Barreto.

O objetivo é fazer com que as equipes do Samu e da Guarda Municipal obtenham informação que ajudem a lidar com as diversas situações do cotidiano no atendimento ao cidadão, principalmente no que se refere a doença mental e transtornos por uso de álcool e outras drogas. Além disso, tem a intenção de fazer a interação entre os servidores de atividades que são diferentes, mas complementares, em busca de um atendimento mais unificado e conhecimento entre as muitas atividades dos órgãos municipais.

Entre os assuntos que foram tratados estão “sofrimento psíquico e a rede de atenção psicoassistencial”, “crises e pessoas em situação de rua: como cuidar?” e abordagem assertiva do tentante de suicídio.