Guarda Ambiental de Niterói reintegra seriema à natureza

30/12/2020 – Guardas civis municipais da Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Niterói, funcionários do Parque Natural Municipal de Niterói (ParNit) e voluntários participaram, nesta quarta (30), de um momento especial: a reintegração de uma seriema à natureza no Parque da Cidade, na Zona Sul da cidade. A ave tinha sido atropelada na Avenida Marquês do Paraná, no Centro, no último dia 11, foi resgatada pelos guardas e passou por reabilitação.

O veterinário voluntário Gabriel Kindlovits, parceiro do ParNit, cuidou da pata esquerda do animal. Recuperada, a ave da espécie cariama cristata foi solta na trilha do Bosque dos Eucaliptos, onde já há registro de outros animais da mesma espécie.

Na terça-feira (29), duas corujas da espécie caburé-miudinho (glaucidium minutissimum), uma das menores no grupo das corujas, foram soltas no Parque.

Resgate – A Prefeitura de Niterói orienta que, em caso de necessidade de resgate de animais silvestres, a pessoa não toque no animal e entre em contato com a Guarda Municipal através do telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública, para que a captura possa ser feita de forma adequada. Os agentes são treinados para resgatar adequadamente diversas espécies de animais, que passam por avaliação veterinária e podem ser reintroduzidos à natureza ou reabilitados em instituições parceiras. Apenas neste ano, a Guarda Municipal de Niterói foi responsável pelo resgate de mais de três mil animais silvestres na cidade.

ParNit – O Parque Natural Municipal de Niterói (ParNit) faz parte do Programa Niterói Mais Verde, implantado pela atual gestão da Prefeitura, em 2014, que criou cerca de 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas na cidade. Cerca de 56% do território de Niterói são compostos por Unidades de Conservação e áreas ambientalmente protegidas. A Prefeitura atua em várias frentes de preservação ambiental e trabalhos de reflorestamento.