Niterói está preparada para iniciar vacinação contra a Covid-19 ainda em janeiro

08/01/2021 – Niterói está pronta para iniciar a vacinação contra a Covid-19 até o final deste mês. A cidade foi a única do estado do Rio a participar do esforço mundial pela vacina, começando em agosto os testes da Fase 3 da Vacina Coronavac/Butantan com centenas de voluntários profissionais de saúde de Niterói. A Prefeitura de Niterói assinou em dezembro um memorando de intenções com o Butantan para compra de 1,1 milhão de doses da vacina.

“Nós ressaltamos hoje ao Instituto Butantan que Niterói está pronta para começar a vacinação ainda este mês. Fomos a única cidade fluminense a contribuir com o esforço mundial pela vacina, ao participar dos testes da fase 3 pela Coronavac, que alcançou excelente resultado, imunizando 100% para casos graves e moderados e 78% para casos leves”, destacou o prefeito Axel Grael.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói considera que 1,1 milhão de doses da vacina Coronavac é quantidade suficiente para imunizar toda a população da cidade, de mais de 500 mil habitantes. O município terá 54 salas de vacina nas unidades do Programa Médico de Família (PMF), policlínicas e unidades básicas de saúde, além de uma unidade de vacinação no modelo de drive thru. A vacinação também poderá ser agendada através do aplicativo Dados do Bem, já utilizado pelo município para a marcação de testes rápidos de Covid-19 pelo sistema de drive thru. Niterói já testou mais de 150 mil pessoas durante a pandemia.

Com recursos próprios para a aquisição da vacina, Niterói tem a maior cobertura de atenção básica da saúde pública da Região Metropolitana do Rio por meio do Programa Médico de Família, que atende 100% do público alvo em todas as comunidades da cidade.

Dados do Bem – Desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados do Bem é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. O aplicativo faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D’Or, “Ciência IDOR contra a Covid”, que ainda inclui outras nove frentes de estudo.

O aplicativo está sendo usado em Niterói para o agendamento de testes rápidos no sistema de drive thru. Para realizar a testagem é necessário ser morador de Niterói, acessar o aplicativo “Dados do Bem” e fazer o autoatendimento. Quem apresentar sintomas da doença e estiver dentro do protocolo de testagem receberá um convite para realizar o exame, com data e hora marcados, em um dos pontos de drive-thru. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support