Prefeitura intensifica ações e mobiliza equipes contra fortes chuvas previstas para sexta

04/02/2021 – A possibilidade de uma forte chuva na tarde desta sexta-feira (05), em Niterói, fez a Prefeitura da cidade se antecipar em um leque de ações preventivas, visando a mitigar o impacto negativo nas ruas. Representantes da Defesa Civil, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), das secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Governo, Executiva, Educação, Assistência Social e Ordem Pública se reuniram no gabinete do vice-Prefeito, Paulo Bagueira, para discutir estratégias.

“É importante um trabalho integrado de toda a Prefeitura, além de ações coordenadas que antecipem o problema”, disse Bagueira durante a reunião. “O monitoramento será feito na sede da Secretaria de Defesa Civil e no Cisp. Equipes da Seconser também manterão equipes em pontos críticos para a limpeza de bueiros e ralos”.

A reunião desta quinta foi realizada por orientação do prefeito Axel Grael, que pediu, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que a população fique atenta às informações disponibilizadas pela Defesa Civil.

“É essencial que o cidadão fique atento aos informes da Secretaria Municipal de Defesa Civil. Os órgãos da Prefeitura estão mobilizados para preparar a cidade em caso de chuvas mais fortes”, destacou.

Durante todo o mês de janeiro, a Zeladoria de Niterói, projeto que integra várias secretarias, como Clin e Seconser, fizeram um permanente programa de limpeza de rios, ralos, galerias e canais numa ação preventiva que se estenderá durante todo o ano, mas intensificada nesse período de chuvas.

Só em 2020, a Seconser retirou mais de 16,5 toneladas de lixo, folhas e entulhos. Esses materiais que ficam nos dutos podem causar entupimentos e até o transbordamento de águas em vias públicas, nos dias de chuvas mais intensas. Esse trabalho realizado pela Secretaria de Conservação complementa a atuação da Clin, que recolhe aproximadamente 13.300 toneladas de resíduos de coleta domiciliar, 3.100 toneladas de varrição, além de galhos, lodos e entulhos que chegam a 3.500 toneladas todos os meses.

Previsão do tempo – A aproximação e passagem de uma frente fria deixará o tempo instável em Niterói, com previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes acompanhadas de rajadas de vento forte e raios, podendo gerar acumulados de precipitação elevados em alguns pontos no sábado (06). O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, prevê que a chuva que poderá atingir Niterói já no início da tarde de sexta-feira e deverá ter uma intensidade de 45 milímetros.

A Clin também irá antecipar a coleta de lixo noturna nos corredores principais visando a evitar que o lixo colocado nas ruas para o recolhimento noturno comprometa os ralos e bueiros.

Já a Nittrans e a Guarda Municipal usarão painéis de mensagens variáveis alertando os motoristas para possíveis pontos de alagamentos e veículos da Guarda estarão em pontos pré-determinados com o objetivo de prestar socorros emergenciais aos motoristas.

“Estaremos mobilizados e com uma estratégia antecipada de ação. Esperamos que não seja necessário a adoção de tais medidas, mas o monitoramento será feito e a ação será dada rapidamente. Foi esse o objetivo da reunião”, enfatizou Bagueira.

Plantão – A Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói envia informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support