Quadra poliesportiva da Grota do Surucucu é entregue à população totalmente revitalizada

04/03/2021 – A quadra poliesportiva da Grota do Surucucu, em São Francisco, foi entregue à população totalmente revitalizada, na manhã desta quinta-feira (4). O espaço, que foi reformado pela Prefeitura de Niterói, recebeu o nome do jogador de futebol, Dyogo Costa Xavier de Brito, morto em agosto de 2019 durante uma operação policial na comunidade. O jovem, que tinha 16 anos, estava a caminho do treino.

Com a reforma que foi concluída em outubro de 2020, a quadra recebeu novas estruturas metálicas na cobertura, telhado, vestiários, muro externo, piso, pintura e iluminação. A sede administrativa e cozinha também receberam melhorias, além da construção de um banheiro para portadores de necessidades especiais. O investimento total do Município para a reforma foi de R$ 827 mil. A obra foi realizada por meio do Projeto Prefeitura Presente, que revitaliza os espaços públicos de convivência da cidade.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que a quadra será um espaço onde os jovens poderão ter acesso a projetos de inclusão social. Ele garantiu que a gestão vai manter o olhar atento às comunidades da cidade.

“A Grota é um lugar de talentos. Era preciso que existisse nessa comunidade um registro de vida do Dyogo, remetendo àquilo que ele gostava e se dedicava tanto, que era o futebol. Eu sou de uma família de atletas, que acredita muito no esporte como meio de transformação e inclusão. Espero que daqui saiam mais nomes e mais boas iniciativas na área da cultura, do esporte, da integração social. Queremos que a comunidade tenha uma relação de pertencimento com esse espaço. A cidade viveu um ciclo de desenvolvimento nos últimos anos, e nossa prioridade sempre foi que esse fosse um desenvolvimento para todos. Nosso compromisso é trazer mais serviços e oportunidades para a população”, afirmou o prefeito.

Bastante emocionado com a homenagem, o avô de Dyogo, Cristóvão Xavier de Brito, agradeceu a iniciativa e disse que quer participar dos projetos esportivos que serão desenvolvidos na quadra, contribuindo para a formação de jovens jogadores.

“É uma dor muito grande e uma enorme saudade. Foi uma homenagem muito merecida, meu neto era um menino muito bom, um jovem esforçado e muito batalhador, que tinha um sonho e estava correndo atrás desse sonho de se tornar um jogador, mas, infelizmente, perdeu a sua vida de forma brutal. Nunca imaginei que a minha família fosse passar por isso. Tenho certeza que esse espaço vai trazer muitas oportunidades para a nossa comunidade, um futuro melhor para quem vive aqui”, disse Cristóvão Xavier.

Durante a entrega da quadra, integrantes da Orquestra da Grota, que tem sua sede na comunidade, fizeram uma pequena apresentação com um repertório bastante variado, que foi de clássicos da música popular brasileira ao funk.  O presidente da Associação de Moradores da Grota, Silas Senio Rodrigues, lembrou que a quadra estava fechada, abandonada, e que esta é uma grande conquista para a comunidade da Grota.

“A comunidade precisa deste espaço. Lutamos e conseguimos. É um orgulho ver essa quadra hoje completamente reformada. Agora vamos cuidar e fazer com que esse espaço tenha várias atividades não só esportivas como culturais também”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support