Covid-19: Niterói ultrapassa 40 mil pessoas vacinadas

15/03/2021 – A Prefeitura de Niterói começa a vacinar, nesta terça-feira (16), idosos com mais de 76 anos contra a Covid-19. Na quarta-feira, continua a imunização desta faixa etária. Na quinta e sexta-feira será a vez dos niteroienses acima de 75 anos irem aos postos de vacinação. Até a última sexta-feira (11), 42.286 pessoas já haviam sido imunizadas no município. As medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus na cidade estão mantidas até pelo menos 21 de março.

De acordo com o prefeito de Niterói, Axel Grael, o Gabinete de Crise está acompanhando, diariamente, os indicadores de monitoramento de casos de Covid-19 na cidade. As determinações restritivas anunciadas no dia 4 de março reforçam iniciativas para o combate ao coronavírus, devido ao aumento de casos e elevação no indicador síntese de monitoramento da doença registrado há duas semanas.

“Vamos continuar avaliando as condições da pandemia e temos que olhar para o que está acontecendo no país, com várias cidades passando por situação dramática. Niterói não está assim, mas não podemos esperar aumentar o número de óbitos para tomar medidas que são necessárias. Por isso, adotamos medidas mais restritivas. É fundamental, também, que a população faça a sua parte, perseverando no distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscara e intensificando a higiene das mãos”, enfatizou.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, falou sobre a situação da pandemia em Niterói e no Estado do Rio. Em cerca de 15 dias, o Hospital Municipal Oceânico de Niterói saiu de 63 para 97 internados até a manhã desta segunda-feira (15), com tendência de demanda diária em aumento.

“Nos últimos 15 dias, vimos o número de casos e a taxa de ocupação subir no Estado do Rio. Tanto o município do Rio de Janeiro quanto o Estado apresentaram uma elevação importante da taxa de ocupação. Em Niterói, embora tenhamos uma redução do número de casos novos, houve aumento da velocidade de crescimento das internações e consequentemente, da taxa de ocupação. Estamos em um momento decisivo”, defendeu.

Vacinação – A imunização em Niterói está sendo realizada nas policlínicas da Engenhoca, Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, no drive thru no Campus Gragoatá da UFF e no Clube Central, em Icaraí. Para receber a primeira dose, os idosos devem levar um documento de identidade com foto de acordo com o dia destinado a cada idade. A entrada nas policlínicas e no posto do Clube Central é autorizada das 8h às 16h, com imunização até as 17h. A vacinação no drive thru começa sempre às 8h e termina às 17h.

Niterói está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura (http://www.niteroi.rj.gov.br) e pelo número 153.

Confira o calendário de vacinação:

Terça-feira, dia 16 – a partir de 76 anos

Quarta-feira, dia 17 – a partir de 76 anos

Quinta-feira, dia 18 – a partir de 75 anos

Sexta-feira, dia 19 – a partir de 75 anos.

Endereços dos locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.

Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca.

Clube Central – Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí.

Drive thru da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

Restrições em Niterói – De acordo com as medidas restritivas previstas no decreto publicado na última sexta (05), bares e restaurantes podem ficar abertos até 18h. Música ao vivo não é permitida. Os estabelecimentos comerciais de rua abrem às 10h e fecham às 19h. Shoppings centers abertos de 12h às 22h. O objetivo dessas alterações é diminuir a concentração de passageiros utilizando o transporte público nos mesmos horários.

O funcionamento dos quiosques das praias está suspenso, assim como a prática de atividades e esportes coletivos. As atividades individuais estão permitidas. A permanência de indivíduos em espaços públicos entre 23h e 5h está proibida. A circulação de pessoas não está restrita, mas não será permitido parar em espaços públicos e gerar aglomerações. Além disso, está recomendado o home office para 50% de funcionários da iniciativa privada e da administração municipal.

Outras medidas de enfrentamento à pandemia – O prefeito Axel Grael sancionou o projeto de lei aprovado pelo Legislativo que prorroga os programas Renda Básica Temporária, Busca Ativa e Empresa Cidadã até julho de 2021. O prefeito também sancionou o projeto que ratifica a participação municipal no consórcio público organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support