Aulas na rede municipal de educação começam no dia 25 de forma remota

24/03/2021 – A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação iniciam nesta quinta-feira (25) o ano letivo de 2021 da Rede Municipal de Niterói para todos os alunos matriculados. Devido ao agravamento da pandemia do coronavírus no Brasil e também no Estado do Rio de Janeiro, a volta às aulas será no formato remoto. Por conta das novas restrições de circulação para conter a contaminação do coronavírus, os espaços físicos das escolas estarão fechados até o dia 4 de abril.

Na última terça-feira (23), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o Projeto de Lei 3.906/21, que institui novos feriados estaduais e antecipa os feriados de 21 e 23 de abril (Tiradentes e São Jorge) para os dias de 29 e 30 de março. Portanto, os alunos terão atividades remotas na quinta-feira (25), sábado (27) e retomam as aulas em 5 de abril, após feriado de Semana Santa.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, reafirma a preocupação de Niterói com a saúde dos alunos, profissionais de educação e seus familiares, assim como o compromisso da secretaria com o ensino público de qualidade. O ensino híbrido será adotado tão logo seja possível.

“Disponibilizamos a nova plataforma pedagógica Niterói em Rede para o ensino remoto, onde será possível ter aula ao vivo, vídeos gravados, indicação de textos e links. Precisamos manter o vínculo dos professores com os alunos durante o ensino on-line até que seja possível reabrir as escolas com segurança”, disse.

Cada unidade de ensino deverá disponibilizar aos responsáveis o login e a senha de acesso ao novo ambiente virtual. Os alunos deverão acessar a plataforma em seu turno de matrícula. Está sendo divulgado pela escola e nas redes sociais da secretaria (@EducacaoNiteroi) um vídeo tutorial sobre como utilizar a plataforma a partir de celular, tablet, notebook ou computador.