Codim

Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres
A CODIM tem como papel fundamental contribuir para a promoção da equidade de gênero, através da implementação de políticas públicas que efetivem os direitos humanos das mulheres e reforcem a sua cidadania, superando as situações de desigualdades vivenciadas pela mulher na sociedade.
A CODIM é um organismo da Prefeitura Municipal de Niterói, criado em março de 2003. Desde sua origem, a CODIM constituiu-se num espaço estratégico de incentivo aos demais órgãos municipais no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as mulheres.
CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher em situação de Violência
O CEAM é um serviço oferecido pela CODIM, dentro da perspectiva do enfrentamento à violência, onde se garante a mulher atendida acolhida e escuta qualificada, voltada para o rompimento com o ciclo da violência, fortalecimento das mulher enquanto protagonista histórica e sua consequente autonomia, além de orientação pautada nas perrogativas da Lei Maria da Penha.
O serviço tem garantido equipe técnica interdisciplinar composta por três categorias profissionais, a saber: Serviço Social, Psicologia e Direito.
CMP/Mulher – Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres
O Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMP-MULHER) é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o poder público voltado para elaborar políticas e programas dentro do contexto de eliminação de todas as formas de descriminação contra a mulher, de modo a assegurar-lhe melhores condições de vida, liberdade, igualdade de direitos e participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais.
Compete ao conselho promover o controle social das políticas para as mulheres, através de análise, proposição e fiscalização.
LIGUE 180 – CENTRAL DE ATENDIMENTO A MULHER
A Central de Atendimento à Mulher é um serviço do governo federal que auxilia e orienta as mulheres vítimas de violência através do número de utilidade pública 180. As ligações podem ser feitas qratuitamente de qualquer parte do território nacional.
O Ligue 180 foi criado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em 2005 e conta com atendentes que cobrem o período de 24 horas diárias, inclusive nos feriados e finais de semana – ocasiões em que o número de ocorrências de violência contra a mulher aumenta. Visite nosso blog: codim-niteroi.webnode.com

REDE DE ATENDIMENTO À MULHER

  • CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER 180 – CODIM Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres e CEAM Centro Especializado Atendimento a Mulher 2719-3047 Pref. De Niterói, R. Cônsul Francisco Cruz 49, Centro
  • DEAM Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher 2717-0558/2717-0900 Av. Amaral Peixoto, 577, 3º andar, Centro
  • DEFENSORIA PÚBLICA Vara de Família 2719-2743 Pça Fonseca Ramos (Rodoviária), 3º andar, Centro
  • JUIZADO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER 2716-4562/4563-4564 Av. Amaral Peixoto, 577, 9º andar SOS MULHER casos de violência sexual 2629-9073 Hosp. Univ. Antonio Pedro, Av. Marquês de Paraná 303, 8º andar
  • PAISM – Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Fundação Municipal de Saúde 2613-0593 Av. Amaral Peixoto 169, 6º andar
  • POLICLINICA DE ESPECIALIDADES DA MULHER “MALU SAMPAIO” Fundação Municipal de Saúde 2621-2302/2621-1109 Rua Visconde de Uruguai, 531 Centro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support