Niterói, Rio, Maricá e Itaguaí anunciam calendário conjunto de vacinação para Covid-19

01/04/2021 – Os municípios de Niterói, Rio de Janeiro, Maricá e Itaguaí anunciaram, na tarde desta quinta-feira (1), um calendário conjunto de vacinação para Covid-19. A programação prevê a imunização seguindo grupos prioritários por idade, segundo parâmetros do Plano Nacional de Imunização e levando em consideração as necessidades dos municípios. A expectativa é que no dia 26 de abril todos os idosos com idade acima de 60 já tenham sido vacinados e, a partir desta data, as prefeituras continuem a vacinação trabalhando com pessoas de 59 a 45 anos de oito grupos prioritários.

Os grupos que serão priorizados são: pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência permanente, desde que apresentem comprovação por meio de atestado médico; trabalhadores da saúde que ainda não se vacinaram, trabalhadores de educação, trabalhadores de serviço de limpeza urbana, policiais militares, policiais civis, bombeiros, guardas municipais e agentes penitenciários. Para que todos esses profissionais sejam imunizados será necessário que comprovem que estão em atividade.

Na próxima segunda-feira (5), a Secretaria de Saúde de Niterói irá divulgar um novo calendário de vacinação para idosos de até 60 anos para que todos estejam imunizados até o dia 26. Anteriormente, este calendário seguiria até o dia 1 de maio.

Durante coletiva na tarde desta quinta-feira, o prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que é preciso uma maior integração para conseguir mais eficiência neste enorme desafio que é o enfrentamento desta pandemia. Também participaram o prefeito do Rio, Eduardo Paes, de Maricá, Fabiano Horta, e de Itaguaí, Rubem Vieira.

“Os municípios precisam trabalhar juntos e, também, em parceria com o Governo do Estado. Há algumas semanas, procurei o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para integrar as ações de Niterói com as ações do Rio. A gente sabia que precisava tomar medidas que protegessem a nossa cidade, já que não adiantava fazer isso senão tivéssemos essa forma integrada. Nós temos vários exemplos de um município ter um critério diferente do outro, o que acaba gerando um fluxo de pessoas para a cidade vizinha. Isso aconteceu em Itaguaí e no caso de Niterói e São Gonçalo também”, disse Axel Grael.

Eduardo Paes ressaltou que o entendimento deste grupo de prefeitos é que os critérios que devem valer para a vacinação são técnicos e científicos, já que não há doses suficientes para toda a população.

“O calendário é importante, claro, mas o que mais importa é o compromisso desses quatro municípios de cumprirem e respeitarem critérios científicos a partir do grau de ‘periculosidade’ que o coronavírus representa para cada grupo da população. Sabemos que os idosos representam o grupo de maior risco. Com isso, o primeiro grupo já está protegido. O importante agora é a gente continuar protegendo vidas e isso significa olhar para aqueles que mais precisam, mais expostos, por isso, somamos o critério de idade a estes grupos com comorbidades e categorias essenciais em atividade”, pontuou o prefeito do Rio.

Confira o calendário de vacinação apenas para os grupos prioritários:

26/abril, segunda-feira – 59 anos

27/abril, terça-feira – 59 anos

28/abril, quarta-feira – 58 anos

29/abril, quinta-feira – 58 anos

30/abril, sexta-feira – 57 anos

01/maio, sábado – 57 anos

03/maio, segunda-feira – 56 anos

04/maio, terça-feira – 56 anos

05/maio, quarta-feira – 55 anos

06/maio, quinta-feira – 55 anos

07/maio, sexta-feira – 54 anos

08/maio, sábado – 54 anos

10/maio, segunda-feira – 53 anos

11/maio, terça-feira – 53 anos

12/maio, quarta-feira – 52 anos

13/maio, quinta-feira – 52 anos

14/maio, sexta-feira – 51 anos

15/maio, sábado – 51 anos

17/maio, segunda-feira – 50 anos

18/maio, terça-feira – 50 anos

19/maio, quarta-feira – 49 anos

20/maio, quinta-feira – 49 anos

21/maio, sexta-feira – 48 anos

22/maio, sábado – 48 anos

24/maio, segunda-feira – 47 anos

25/maio, terça-feira – 47 anos

26/maio, quarta-feira – 46 anos

27/maio, quinta-feira – 46 anos

28/maio, sexta-feira – 45 anos

29/maio, sábado – 45 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support