Prefeitura de Niterói inaugura “Esquina Renatinho” em Icaraí

22/04/2021 – A Prefeitura de Niterói inaugurou, nesta quinta-feira (22), a “Esquina Renatinho”, em homenagem ao vereador e subsecretário de Direitos Humanos que faleceu em março deste ano, vítima da Covid-19. A placa foi colocada na esquina das ruas Gavião Peixoto e Pereira da Silva, em Icaraí. O local era considerado uma extensão do gabinete do vereador, onde ele atendia e escutava as demandas da população e tinha uma banca de vendedor ambulante antes de iniciar sua trajetória política.
O secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, destaca a importância do vereador na luta pelos direitos humanos.“Foi uma experiência inesquecível trabalhar ao lado deste grande amigo. Estamos eternizando, de maneira simbólica, esta pessoa tão querida que estava sempre disposta a conversar com a população que trazia para o trabalho a perspectiva do amor, da humildade, da fraternidade, da solidariedade na luta pelos direitos humanos que, muitas vezes, é quase uma guerra. Renatinho deixou um grande legado na luta pelos direitos humanos. Ele será eternizado nesta placa e, principalmente, nas ações e políticas públicas”, ressaltou o secretário.

A mãe, Maria de Jesus, e a filha do vereador, Gabriela Freitas, estiveram presentes na inauguração da placa.

“Eu só queria agradecer pelo reconhecimento e pela oportunidade dada ao meu pai na Secretaria. Ali ele pôde continuar fazendo o trabalho dele, algo que ele amava, mas que era tão difícil. Meu pai estava muito feliz de poder continuar essa luta”, disse Gabriela.

Participaram da homenagem o secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, e o subsecretário de Conservação e Serviços, Marcelo Serieiro, além dos familiares e amigos.

Gezivaldo Renatinho Ribeiro de Freitas nasceu em 15 de julho de 1962, em Campos dos Goytacazes, e faleceu em 18 de março de 2021, vítima da Covid-19. Renatinho foi vereador na Câmara de Niterói por cinco mandatos e presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Criança e do Adolescente. Foi trabalhador ambulante (na esquina das ruas onde a placa foi colocada) e defensor dos direitos dos trabalhadores e das pessoas com deficiência.