Secretário de Educação visita escola municipal no Rio para conhecer experiência da retomada das aulas presenciais

Com aulas no formato remoto, educação de Niterói se prepara para possível retorno com segurança e seguindo os protocolos sanitários

22/04/2021 – O secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, visitou a Escola Municipal Professor Augusto Cony, na Taquara, Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (21). Acompanhado do secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, Vinicius Wu foi conhecer a experiência da retomada das atividades presenciais na cidade do Rio e trocar informações sobre os protocolos de segurança nas escolas.

“Esta foi a primeira escola em que eu estudei na vida, sou muito grato ao ensino público e aos profissionais de educação. Conversamos com a direção, os professores e o secretário Renan Ferreirinha sobre os protocolos de segurança e verificamos como é a experiência concreta das atividades presenciais na capital. A partir desse diálogo, vamos levar essas informações importantes para adotar, tão logo seja possível, as nossas atividades presenciais com o ensino híbrido no município. Essa articulação nos dá mais suporte para definir nossas ações”, afirmou o secretário.

O secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, mostrou como as escolas foram preparadas para reabrir e quais são os protocolos de segurança adotados. O município reabriu parte das unidades em fevereiro e está ampliando o número de escolas de ensino híbrido a cada semana.

“É um prazer receber a visita do secretário, um ex-aluno da rede municipal do Rio, em nossa escola. Estamos em um momento de muitos desafios, que precisamos ter responsabilidade e urgência com a educação pública. Em nossa experiência, vemos que é possível fazer um retorno híbrido em segurança e com responsabilidade”, ressaltou Ferreirinha.

A visita contou também com a presença da assessora de Desenvolvimento da Educação de Niterói, Tatiana Santos. Para ela, é muito importante conhecer a experiência dos municípios que já estão atuando no ensino híbrido.

“A reabertura das escolas requer planejamento entre diferentes áreas. Por isso, é fundamental a troca de experiências com os municípios vizinhos, para conhecer as adaptações em seus espaços físicos e entender como estão se adequando. Manter parcerias é sempre muito importante no processo de aprendizagem e na implementação de políticas públicas”, disse Tatiana.

O ano letivo da Rede Municipal de Niterói teve início no dia 25 de março no formato remoto. Alunos do Ensino Fundamental devem acessar a plataforma Niterói em Rede para assistir aulas ao vivo ou gravadas, além de realizarem as atividades e exercícios diários. Já a Educação Infantil segue trabalhando a manutenção de vínculo entre os professores e as crianças com atividades lúdicas e pedagógicas. O ensino híbrido será adotado em breve, de forma escalonada e com horário reduzido, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.