Prazo para participar da consulta pública para construção do Plano Plurianual 2022-2025 termina quarta-feira



O prazo para que os niteroienses participem da consulta pública Participa Niterói – Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 termina na próxima quarta-feira (19). O PPA é um instrumento de planejamento que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da gestão municipal para os próximos quatro anos. Como etapa da construção, o Município irá definir as prioridades da gestão, a partir de um amplo processo de planejamento participativo e colaborativo.

A pesquisa, que está sendo realizada pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), pode ser acessada pela plataforma Colab, através do link https://consultas.colab.re/participaniteroi. Até a última quarta-feira (12), mais de três mil pessoas já haviam participado da consulta.

A consulta pública pretende atingir diferentes faixas etárias, gêneros, escolaridades e regiões do município. Toda a comunicação da consulta foi desenvolvida com uma linguagem simples e direta, incluindo textos explicativos sobre a importância do PPA. Também foram realizados encontros virtuais que discutiram sobre os principais temas da cidade para a população.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembra que a consulta pública é uma ferramenta que ajuda na gestão da cidade e contribui também para uma gestão mais participativa.

“Esta é uma forma de o cidadão contribuir com o futuro da nossa cidade ao opinar sobre o que considera prioridade e apontar a cidade que deseja ter nos próximos anos. Já realizamos diferentes consultas públicas, entre elas a que indicou as melhorias para o Campo de São Bento, outras para avaliar projetos e a mais recente foi a sobre a mudança do nome da Rua Coronel Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo, que teve mais de 30 mil acessos com cerca de 90% dos participantes favoráveis à substituição”, diz o prefeito.

A metodologia de construção do PPA 2022-2025 de Niterói reforça as premissas da gestão e orçamento para resultados, em consonância ao Planejamento Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033. O PPA também vai priorizar o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, reforçando o compromisso da gestão com a Agenda 2030.

Após escutar a população de Niterói, todo o material será consolidado e devolvido à sociedade com o envio do projeto de lei do PPA 2022-2025 à Câmara de Vereadores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support