Obras de urbanização da comunidade Viradouro e Morro da União, em Niterói, avançam

As obras de urbanização que levarão infraestrutura às comunidades do Viradouro e Morro da União, no bairro Santa Rosa, seguem avançando. Duas contenções de encostas já foram finalizadas. Na Rua Comandante Minervino, também conhecida como Alameda do Vale, equipes prosseguem com o trabalho de urbanização das vias e escadas, juntamente com a implantação da rede de drenagem. Outras vias de acesso como a Travessas da Boca, Clóvis Dias, Antônio Tavares, Nossa Senhora Aparecida, 27 e 51 passam por obras de requalificação dos pisos, calçadas, rampas e escadas, além da instalação de rede de drenagem com canaletas.

Nesta quarta-feira (19), o prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou as obras. Ele enfatizou que as intervenções levarão inúmeros benefícios à população, não apenas na área urbana, mas também na área social.

“Desde 2013, a Prefeitura vem fazendo um grande esforço de melhorias urbanas e de equipamentos comunitários em várias regiões da cidade, que são as regiões que mais precisavam desse olhar de integração da nossa cidade como um todo. E é o que estamos fazendo aqui na Viradouro. Vai ser mais um motivo de orgulho para nossa Niterói”, disse.

O projeto contempla a construção de três novos espaços de convivência com equipamentos de lazer. O campo dos Padres, como é tradicionalmente conhecido, receberá a revitalização completa, com instalação de gramado sintético. Na mesma área, serão construídas uma quadra poliesportiva e uma praça. Uma outra quadra, localizada entre a Estrada Celso Peçanha e a Rua Nossa Senhora das Graças, será revitalizada e ganhará área de recreação infantil. Na Travessa Padre Cícero, uma outra praça será implantada.

Na área de infraestrutura, haverá pavimentação com a requalificação das vias, melhoria das calçadas além da rede drenagem, com a construção e reforma das canaletas e intervenções para a contenção de encostas. O projeto também apresenta a implantação e reconstrução dos pontos de iluminação pública. As ruas Desembargador Diniz do Vale e Doutor Almir Madeira terão as escadarias revitalizadas, o que garantirá o acesso às edificações do alto da comunidade, através de escadas amplas, iluminadas e com paisagismo.

“É um conjunto de obras de urbanização e implantação de infraestrutura. São intervenções muito importantes em uma das comunidades que mais precisavam desse olhar da Prefeitura. Uma mudança com investimentos na ordem dos R$ 40 milhões, que traz dignidade e melhoria na qualidade de vida. Os equipamentos vão trazer muito mais qualidade de vida aos moradores. Estamos melhorando a acessibilidade dos moradores às suas residências e a construção da plataforma digital vai trazer educação, cultura e vários cursos. O campo de futebol vai ser modernizado, vai ter alambrado, grama sintética e vestiários. Vamos ver muitos atletas saírem daqui”, ressaltou o prefeito

O presidente da Emusa, Paulo Cesar Carrera, contou que o projeto inclui, ainda, uma quadra poliesportiva que vai servir não só para futebol de salão, mas para vôlei, basquete, judô e jiu-jitsu.

“Essa quadra também será fechada com vestiários e terá um anexo com academia da terceira idade e playground para as crianças. Espalhadas pela comunidade, ainda teremos algumas praças com áreas de convivência. Todos os acessos estão sendo revitalizados com escadarias, guarda-corpo, corrimão e dando acesso ao portão de cada morador. A Prefeitura também está realizando obras de contenção de encostas. São 19 áreas para serem executadas, entre drenagem, muro de contenção e solo grampeado. Estamos revitalizando toda a Alameda do Vale, canalizando o valão, fazendo calçadas com acessibilidade e meio fio, além de novo pavimento”, pontuou.

Os líderes comunitários Ubirajava Rubio e Paulo Lourenço acompanharam a visita do prefeito às obras e falaram sobre como os moradores estão recebendo as melhorias que eram esperadas há décadas.

“As obras já eram uma vontade antiga da comunidade, era uma grande expectativa. A parte social da comunidade também vai mudar muito. Estamos desassistidos há décadas. Nós lutamos pela melhoria da comunidade e a Prefeitura abraçou isso”, afirmou Paulo. “Os moradores estão muito satisfeitos com o trabalho que está sendo feito aqui. Os cursos e atividades da plataforma vão dar oportunidade aos nossos jovens, além de ter o esporte e área de lazer”, completou Ubirajara.

Sônia Silva, que mora na comunidade há 15 anos, e Elaine Teixeira, há 42 anos, fizeram questão de falar sobre os avanços que estão compartilhando com a chegada das obras.

“As obras já começaram a mudar nossas vidas. Nossa rua hoje aparece no GPS e, por conta disso, já conseguimos pedir comida por aplicativo ou mesmo usar serviços de transporte que antes não entravam aqui”, comemorou Elaine. “Só de termos saneamento básico e parar de pisar na lama, já é uma grande conquista. A gente tinha que descer e levar um outro sapato para trocar ou limpar quando chegava na parte asfaltada. A gente achou que fosse ter obra só na rua, mas estão refazendo os caminhos e melhorando os acessos. Eu tenho um filho de seis anos e estou adorando que as crianças vão ter acesso a esta plataforma digital e uma quadra para brincar e praticar esportes”, acrescentou Sônia.