Niterói homenageia Paulo Gustavo com placa em rua que agora leva seu nome

Niterói prestou, nesta sexta-feira (21), mais uma homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo. A Prefeitura instalou uma placa na parede da padaria Beira-Mar, estabelecimento que tinha o carinho do artista, e que fica na rua que agora leva seu nome. O texto da placa fala sobre a vida de Paulo Gustavo e homenageia este filho ilustre de Niterói.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a admiração e respeito da cidade por Paulo Gustavo, artista que em toda a sua trajetória enalteceu o município com sua genialidade e talento.

“Essa placa integra um conjunto de homenagens que Niterói está fazendo a Paulo Gustavo. Com apoio popular, uma das mais importantes ruas da cidade agora leva seu nome, estamos preparando um circuito cultural e uma estátua no Campo de São Bento. A perda dessa figura tão querida da nossa cidade ainda é muito dolorida, principalmente por ter sido uma partida tão precoce. Nossa cidade tem a tradição de nutrir muito carinho e orgulho por seus filhos, e essa placa, nesse local tão simbólico para o Paulo, sintetiza nossa gratidão pela imagem que ele levou de Niterói para o mundo”, disse.

A homenagem na placa metálica é a continuidade de uma iniciativa antiga de Niterói, de contar histórias de personalidades que marcaram a história da cidade. Quem fazia o trabalho de produzir as biografias para as placas de ruas era o historiador e jornalista Emmanuel de Macedo Soares. A placa em homenagem a Paulo Gustavo foi feita pelo jornalista Marcelo de Macedo Soares, filho de Emmanuel. A capital da França, Paris, também tem a tradição de colocar placas em suas ruas, contando a história de ilustres parisienses.

“É um privilégio estar prestando essa homenagem ao Paulo Gustavo e poder colocar em palavras o sentimento de tantos niteroienses por esse artista tão querido, que nos deixou tão precocemente. Para mim, particularmente, é uma emoção grande e dupla, porque meu pai, Emmanuel Macedo Soares, era historiador e as placas que estão nas ruas das cidade, com as biografias com nome das pessoas, foram feitas por ele, há quase 30 anos. Só posso agradecer a todos os envolvidos pela oportunidade de participar desse presente para a cidade”, disse Marcelo de Macedo Soares.