Prefeitura de Niterói abrirá 450 vagas para castração de cães e gatos no dia 28 de maio


No próximo dia 28 de maio, a partir das 9h, o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) de Niterói abrirá inscrições, por telefone, para o cadastramento de interessados na castração de cães e gatos. Serão disponibilizadas 450 vagas. Em função da pandemia, para evitar aglomerações, o cadastramento só pode ser feito por telefone. Os responsáveis pelos animais precisam ser moradores de Niterói e maiores de 18 anos. Cada tutor terá direito a castrar até dois animais. Este ano, já foram realizados 730 procedimentos de esterilização no município.  

O interessado deve ligar para os números 3067-8569, 2626-2782 ou 2722-9901. Após o cadastro, o segundo passo será comparecer ao CCPAD (Rua Luís de Matos, 105, Fonseca), no dia informado durante a ligação, para entregar os seguintes documentos, originais e cópias: Identidade, CPF e comprovante de residência atualizado de Niterói em nome do responsável pelo animal. Com a entrega da documentação, a inscrição estará efetivada e será marcada a data da cirurgia.

A entrega dos documentos só poderá ser feita pela pessoa que se cadastrou, não sendo permitida a terceiros. Após o preenchimento das vagas, o cadastramento será encerrado. Não haverá reserva, nem lista de espera. Para ser contemplado pelo programa, o animal precisa ter mais do que 4 meses e menos do que 6 anos; ter menos do que 25 quilos; não ser obeso e nem extremamente magro; não ser braquicefálico (focinho achatado, como por exemplo cães das raças Pug, Buldogue Francês, Shih Tzu, Boxer, entre outras, e gatos das raças Persa e exóticos).

“As linhas telefônicas estarão liberadas no dia 28, a partir das 9h. A cada período de inscrição a procura é muita grande. Isso demonstra que a população está mais consciente sobre a importância da castração”, explica Marcelo Pereira, coordenador de Direitos dos Animais da Prefeitura de Niterói.

Pereira informa que em breve será divulgado também o agendamento de castrações pelo Castramóvel. No ano passado, entre outubro e dezembro, 500 cirurgias de esterilização foram realizadas pela unidade móvel em diversos bairros.

Aplicativo – A partir do mês de agosto um aplicativo de celular estará disponível como opção para marcação de castração e facilitar a vida dos moradores da cidade que querem cuidar de seus bichinhos.  A novidade lançada pela Prefeitura de Niterói será orientada pela Coordenadoria Especial dos Direitos dos Animais (Ceda), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).

O aplicativo para agendamento de castrações poderá ser baixado por todos os smartphones com sistemas Android ou IOS. O sistema só poderá ser usado por moradores de Niterói. No momento do cadastro, haverá checagem do CEP junto aos Correios.

Entre as funcionalidades, o aplicativo irá disponibilizar agendamento para esterilização de forma intuitiva, com escolha das opções pré-determinadas; protocolo para identificação segura e controle de agendamento/procedimento; notificação com lembrete sobre o dia da cirurgia; controle para o usuário cancelar e/ou reagendar procedimentos. Em caso de cancelamento, a vaga volta ao sistema para ser aproveitada por outro usuário. Os usuários cadastrados no aplicativo também terão acesso a informações sobre quantidades de vagas para esterilização, trazendo transparência para a população e controle aos administradores.

O dispositivo também será uma ferramenta importante para o município alimentar um banco de dados com agendamentos totais por espécie e gênero, cancelamentos ou faltas, procedimentos realizados totais, por espécie e gênero, idade e bairro de residência dos tutores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support