Encontro de gestores discute projetos prioritários para Niterói

O prefeito Axel Grael reuniu nesta sexta-feira (28) todo seu secretariado, coordenadores e diretores de empresas públicas municipais de Niterói para avaliar as metas estabelecidas para cada pasta. O encontro de gestores foi por videoconferência e teve a apresentação de projetos voltados para uma interação virtual com a população, uma tendência por causa da pandemia do coronavírus, como a criação de uma plataforma multimídia reunindo em um mesmo endereço virtual todos os serviços online disponíveis para o contribuinte. Diversas secretarias apresentaram projetos desenvolvidos recentemente que facilitam o acesso online da população. Houve a apresentação, inclusive, de uma proposta de tour virtual para que o turista conheça a cidade sem sair de casa.

“Estamos chegando ao meio do ano e é o momento ideal para monitorar o andamento das metas de cada pasta e alinhar estratégias do nosso planejamento municipal, com foco na saúde e na retomada da economia. Planejamos um ano de muitas entregas, o que vai exigir muito trabalho e disciplina de todos”, disse o prefeito.

A nova plataforma multimídia da Prefeitura de Niterói está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, que também trabalha em um projeto para informatizar todos os processos, acabando com o uso da tramitação de processos em papel na administração municipal. A migração de serviços da prefeitura para a internet também vai alcançar quem mora fora. O presidente da Neltur, Paulo Novaes, apresentou na reunião um tour virtual para que o turista possa conhecer os encantos de Niterói nesses tempos de isolamento social.

A secretária de Fazenda, Marília Ortiz, destacou que 100% dos serviços prestados pela Fazenda estão disponíveis de forma eletrônica, pelo site ou pelos e-mails institucionais, mas ainda há muita procura pelo atendimento presencial. Por isso, a Central de Atendimento ao Cidadão foi reaberta, com agendamento online, para quem precisa resolver algum assunto fazendário pessoalmente.

“A nova Central de Atendimento ao Contribuinte é voltada para o fortalecimento dos canais digitais. A ideia é contribuir para a autonomia do cidadão, para que ele compreenda a dinâmica dos serviços disponíveis no site e tenha também a oportunidade de resolver suas pendências sem sair de casa. Seguimos desenvolvendo novas soluções digitais como atendimento por videochamada e futuramente por meio de uma atendente virtual”, disse a secretária de Fazenda, Marília Ortiz.

O secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, falou do projeto de reurbanização da parte final da Avenida Marquês do Paraná e da Avenida Jansem de Melo, no trecho entre a Avenida Amaral Peixoto e a Praça Renascença. O secretário também destacou o concurso, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil, para a escolha do projeto de requalificação da orla de Charitas.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, disse que a prefeitura deve atingir a meta de imunizar 100% dos idosos e grupos prioritários e especiais, seguindo o cronograma do Ministério da Saúde. O secretário detalhou também a implantação de uma unidade de saúde, como projeto piloto, para telemedicina e teleconsulta. Seguindo a tendência de oferecer mais serviços virtuais, a Secretaria de Saúde vai implantar o prontuário eletrônico, que poderá, inclusive, ficar disponível virtualmente.

Na área de segurança, o prefeito Axel Grael recebeu do coronel Gilson Chagas, do Gabinete de Gestão Integrada do Município, a notícia sobre a renovação do programa Segurança Presente. O secretário de Ordem Pública, coronel Paulo Henrique Moraes, disse que os guardas municipais passarão por cursos de requalificação e que a secretaria está comprando quadriciclos para reforçar o monitoramento na Região Oceânica. A NitTrans destacou que pretende integrar o seu Centro de Controle e Operações com o Cisp.

Todos os secretários que participaram da reunião apresentaram quatro metas estipuladas para suas pastas e os estágios em que se encontram.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support