Niterói retoma vacinação contra Covid-19 por idade

A Prefeitura de Niterói retoma, na próxima semana, a vacinação contra Covid-19 por critério de idade. Na segunda-feira (31), pessoas de 59 anos ou mais poderão ir aos pontos de imunização do município para receber a primeira dose da vacina, seguindo o calendário unificado proposto pelo governo do Estado. De acordo com o Programa Nacional de Imunização, a cidade vacinou, nas últimas semanas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, profissionais da Educação Básica, entre outros. Enquanto o processo de aplicação de doses avança, a cidade segue na bandeira amarelo nível 2 do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, voltou a reforçar a necessidade de a população continuar seguindo os protocolos sanitários. Ele lembrou que em fevereiro e março, os indicadores de Niterói tiveram um crescimento e foi preciso organizar restrições na cidade para que os indicadores voltassem para os parâmetros do estágio amarelo nível 2, o que permite a retomada de atividades. Axel Grael frisou que, com a ajuda da população e o trabalho da Prefeitura, isso foi possível. No entanto, apesar de a cidade ter voltado ao amarelo 2, o prefeito enfatizou que Niterói apresenta o indicador síntese ainda elevado, oscilando entre 9 e 9,5.

“É muito importante as pessoas terem a percepção que ainda estamos em um momento crítico da pandemia e agora com um agravante a mais, que é a chegada de uma nova variante do vírus que veio da Índia e que pode ser bem mais agressiva”, enfatizou o prefeito. “Isso é mais um fator para que a gente se preocupe e conte com a população, novamente, evitando aglomerações, fazendo o uso da máscara, reforçando a higiene das mãos e mantendo o distanciamento social. Isso nos permite evitar uma circulação maior do coronavírus. A Prefeitura tem feito todo o esforço de vacinar a população. Temos mais de 40% da população vacinada com a primeira dose. Se compararmos com o país e o Estado do Rio, a média é em torno de 20%. Estamos avançando dentro do possível de acordo com a quantidade de vacinas que estamos recebendo. Nosso objetivo é imunizar a população o mais rapidamente possível”, pontuou.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, disse que a Prefeitura está atenta aos indicadores de monitoramento da Covid-19 no município e reforçou o processo de testagem rápida e por RT-PCR, que pode ser agendado pelo aplicativo Dados do Bem. Além do trabalho preventivo, a Secretaria de Saúde  aplicaça a vacina na população de acordo com a chegada de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

“Iniciamos nesta semana a aplicação de vacinas nos profissionais de educação básica, e na semana que vem vamos avançar no calendário por idade. A partir de segunda-feira entraremos em uma nova fase da vacinação, no âmbito do calendário pactuado na esfera estadual, com a imunização de pessoas de 59 anos. Seguindo esse critério, vamos descendo, como fizemos no início da campanha para idosos”, detalhou.

Com o objetivo de ampliar a transparência, a Secretaria Municipal de Saúde informa que disponibilizou os dados atualizados sobre a pandemia em um painel digital e interativo, que pode ser acessado no link http://www.niteroi.rj.gov.br/painelcovid/ a partir desta quinta-feira (27).

Empresa Cidadã – A secretária municipal de Fazenda, Marilia Ortiz, informou que será realizado nesta sexta-feira (28) o primeiro depósito para as empresas que estão participando da terceira fase do programa Empresa Cidadã. De acordo com a secretária, mais de mil empresas se inscreveram, 600 foram habilitadas e a nova fase do programa vai ajudar a manter 2.700 postos de trabalho na cidade.

“Esses 2.700 postos de trabalho se juntam aos 12 mil postos que estamos ajudando a preservar desde abril do ano passado com o Empresa Cidadã 1 e 2. As duas primeiras fases do programa tiveram investimentos de R$ 157 milhões e, nessa nova fase, a Prefeitura de Niterói vai investir mais R$ 10 milhões para auxiliar as empresas do município”, explicou Marilia Ortiz.

Calendário dos próximos dias – Niterói vacina nesta sexta-feira (28) e sábado (29) contra a Covid-19 os trabalhadores da educação básica a partir de 40 anos da rede privada, estadual e federal lotados em unidades de ensino na cidade, e trabalhadores da educação pública municipal de Niterói que estão lotados nas escolas da rede, a partir de 18 anos. A Secretaria Municipal de Saúde também vacina, nos próximos dias, pessoas com deficiências permanentes sem BPC e pessoas portadoras de comorbidades a partir dos 18 anos. Portadores de doença renal crônica e síndrome de Down podem procurar uma unidade de vacinação em qualquer dia, independente da idade. Equipes volantes do Consultório na Rua da Secretaria de Saúde estão vacinando a população em situação de rua e pessoas do sistema prisional da cidade.

A vacina está disponível nos 11 pontos de vacinação distribuídos pelo município, com entrada liberada das 8h às 16h e aplicação das vacinas até 17h. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h. No sábado estarão funcionando, das 8h às 12h, as Policlínicas de Piratininga e do Barreto, além do drive thru do Campus Gragoatá da UFF.

No caso das gestantes e puérperas (com até 45 dias), a vacinação pode ser feita a qualquer momento, desde que sejam maiores de 18 anos. Por recomendação do Ministério da Saúde, esse público receberá a CoronaVac e por isso devem se dirigir à Policlínica Sérgio Arouca, em Santa Rosa, ou à Policlínica Carlos Antônio da Silva, no São Lourenço.

Locais de vacinação:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca.
Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.
Posto volante no Clube Central: Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí.
Posto volante no Colégio Gomes Pereira: Av. Rui Barbosa, 1250 – Largo da Batalha.
Posto volante no Campo de São Bento: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support