Niterói lança consulta pública sobre a requalificação da Orla de Charitas

A Prefeitura de Niterói lançou, na última quinta-feira (10), uma consulta pública para os moradores da cidade opinarem sobre o projeto de requalificação da orla de Charitas. A consulta está disponível na plataforma Colab através do link https://stg-consultas.colab.re/novaorlacharitas. Também é possível votar pelo aplicativo Colab disponível para download gratuito na Play Store (Android) e App Store (iOS).

O projeto de requalificação tem como objetivo transformar o trecho entre a Praça Rádio Amador e o Clube Naval em um grande parque linear. Em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade lançou, no dia 22 de abril, um concurso público nacional para a escolha do projeto base. As propostas poderão ser entregues até o dia 18 de junho e o resultado do vencedor será divulgado no dia 22 de junho.

O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, considera importante que a população também seja ouvida na elaboração do projeto.

“O concurso está indo para a reta final e a gente começa agora a fase de participação da sociedade pelo Colab, que tem o objetivo de contribuir com o trabalho da comissão julgadora do concurso composta por urbanistas do Brasil inteiro. Por isso é importante que as pessoas participem da pesquisa”, disse Renato Barandier.

Para o secretário, a consulta do Colab vai contribuir muito para o julgamento dos avaliadores da comissão. Ele lembra que o concurso escolhe o projeto conceitual e a proposta escolhida ainda vai ser discutida com a sociedade em etapas posteriores.

“Já recebemos representantes da associação de quiosqueiros de Charitas para uma primeira reunião e nas próximas fases vamos ampliar os debates com a comunidade”, destacou o secretário.

Participação popular – A consulta é formada por poucas perguntas, que levam menos de cinco minutos para serem respondidas. Ao participar, o morador estará contribuindo para a decisão sobre os elementos que farão parte da nova orla de Charitas.

Na consulta há perguntas sobre o mobiliário que as pessoas preferem para a Praça Rádio Amador, como brinquedos infantis, um mirante ou equipamentos para exercícios, por exemplo.

Outro questionamento é sobre a preferência em relação ao trecho mais próximo do túnel e da Estação dos Catamarãs: novos quiosques, um estacionamento em volta da estação, bicicletário, mais árvores?

Para o trecho em frente ao Morro do Preventório as opções são maiores: quiosques, brinquedos infantis, equipamentos para exercício, padronização de trailers, mais bicicletário e ampliação da calçada, entre outras opções.

A iniciativa do município de Niterói de requalificar a orla de Charitas foi concebida com base no Plano Diretor, que está elaborando o Programa de Requalificação Urbana das Praias da Baía da Guanabara. A orla de Charitas é, atualmente, o espaço com a maior diversidade de vocações da cidade.

Além de ser um projeto que vai transformar a orla de Charitas do ponto de vista urbanístico, o projeto está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico da região, que tem muitos bares e restaurantes, além de representar mais um incentivo para o turismo da cidade, gerando renda e oportunidades de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support