Cônsul da Espanha visita exposições do MAC e do Museu Janete Costa de Arte Popular

O cônsul da Espanha, Luis Prados Covarrubias, esteve em Niterói nesta quarta-feira (16). Ele foi ao Museu Janete Costa de Arte Popular, onde visitou a abertura da exposição “Tudo que Move é Sagrado”, e ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), onde almoçou com o prefeito Axel Grael e conheceu a mostra “Ressurgência”. Covarrubias se mostrou encantado com as paisagens da cidade e impressionado com as obras visitadas nos dois museus.

No MAC, o cônsul conheceu a exposição “Ressurgência”, que é um convite a dar a volta por cima e a respirar novos ares. O título é uma alusão ao fenômeno oceanográfico que ocorre quando ventos mudam de direção e fazem subir para a superfície águas mais frias, ricas em nutrientes. A mostra conta com obras de Luiz Bhering, Pedro Vasquez, Renato Moreth e Mario Costa Santos.

No Museu Janete Costa, ele foi guiado pelo curador Jorge Mendes e pela diretora do espaço, Daniela Magalhães, na abertura da exposição “Tudo que move é sagrado”.

“Fiquei muito impressionado com as exposições. Percebemos a importância do movimento e da vida, presentes nas obras. Demonstra a criatividade do povo brasileiro, a partir de coisas simples”, afirmou Covarrubia.

No Museu Janete Costa, ele passou pelo segundo andar, onde fica a exposição permanente “Construção de um acervo”, com obras de artistas de vários estados brasileiros, também ligadas à narrativa popular.

“Há artistas de regiões muito diferentes, que expressam seus conceitos fundamentais. Esta Casa é maravilhosa! E com a coleção permanente também do museu, complementa a ideia da arte popular brasileira”, destacou o cônsul, que fez uma comparação entre as obras vistas no museu e o trabalho de artistas espanhóis. “A Espanha também tem uma arte popular muito antiga. As formas estéticas variam um pouco, mas há técnicas semelhantes de poder criar um mundo próprio, uma identidade a partir da sua vida, da natureza. Fiquei impressionado como a arte popular tem muita presença de brinquedos”, avaliou.

O secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, que acompanhou a visita do cônsul, ressaltou que a mostra aborda temas importantes da arte popular brasileira.

“É uma mostra lindíssima e que debate temas muito atuais e necessários. Faço o convite para que todas e todos visitem o Museu Janete Costa, que está pronto para receber visitantes com todos os protocolos sanitários e de distanciamento social”.

A mostra é dividida em cinco setores integrados no andar térreo do museu, e usa recursos manuais, manivelas, motores e vento evidenciam a dinâmica do movimento.

“Convido a todos para virem conhecer essa linda exposição do nosso curador Jorge Mendes, que está abrindo as portas hoje”, convidou o presidente da Fundação de Artes de Niterói, Marcos Sabino, que também esteve presente na visita, assim como o presidente da Neltur, Paulo Novaes.