Prefeitura de Niterói disponibiliza três serviços inteiramente digitais do Portal de Serviços ao Cidadão

Nesta etapa inicial, foram priorizadas duas funcionalidades de IPTU, que é alterar endereço de correspondência e de titularidade, e a inscrição no edital de ativos culturais

A Prefeitura de Niterói disponibilizou, esta semana, os primeiros serviços inteiramente digitais do Portal de Serviços ao Cidadão. Para esta etapa inicial, foram priorizados três serviços de grande impacto na vida do cidadão e com alta viabilidade: duas funcionalidades de IPTU ­- alterar endereço de correspondência e de titularidade -, e a inscrição no edital de ativos culturais.

Todas as etapas do atendimento são digitais, desde a identificação até a avaliação do serviço. Para solicitar esses serviços pelo Portal, basta acessar a página https://servicos.niteroi.rj.gov.br/, realizar o cadastro do GovBR, e buscá-los no catálogo de serviços, ou pelo “serviços digitais” em destaque. Ao entrar no detalhamento do serviço, basta clicar no botão “solicite aqui”, que será iniciado o atendimento.  

A identificação é feita usando o login único do GovBr, a solicitação ocorre por meio de formulários e trocas de documentos no Portal. A análise é realizada pelo atendente na própria plataforma e a entrega e a avaliação do serviço também.  

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti, explica que esses são apenas os primeiros serviços que o cidadão poderá solicitar e acompanhar pelo Portal de Serviços. De acordo com ela, os serviços da Prefeitura serão gradativamente digitalizados, sempre considerando critérios de inclusão e acessibilidade digital, sem discriminações.  

“A ideia é transformar a rotina de serviços da gestão oferecendo uma prestação de serviço mais prática, menos burocrática e mais digital. Gradativamente, os serviços serão digitalizados, otimizando o tempo do cidadão e os custos administrativos com impressão de papéis. Com o lançamento desses primeiros serviços digitais no Portal, a Prefeitura de Niterói dá um mais um passo rumo à transformação digital, com mais eficiência e sustentabilidade na prestação dos serviços”, destaca.

A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, lembra que atualmente, 100% dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Fazenda estão disponíveis de forma eletrônica, por meio do autosserviço ou pelos e-mails institucionais.

“Todos os serviços da Fazenda já podem ser resolvidos pelo cidadão sem precisar de casa. Mas estamos trabalhando para construir um processo gradual de melhoria da experiência do usuário, no qual ele consiga ter maior agilidade com a digitalização ponta a ponta utilizando um login único para acessar todos os serviços disponíveis no Portal de Serviços da Prefeitura”, detalha.

O secretário municipal de Culturas, Leonardo Giordano, ressalta que facilitar o acesso, simplificar os procedimentos e atender com qualidade as pessoas têm sido metas constantes do Governo.

“É a primeira vez na história de Niterói que os produtores culturais e artistas poderão se inscrever em um edital e acessar recursos usando o celular, através de um aplicativo. Isso se deveu ao empenho em melhorar cada vez mais a qualidade do serviço da Prefeitura. Vamos pagar e licenciar 330 produtos culturais de Niterói e as pessoas podem participar com cada vez mais facilidade. Além disso, o sistema eletrônico é auditável e muito mais transparente, um ganho para toda cidade”, enfatiza.

O Portal de Serviços reúne informações sobre 277 serviços prestados ao cidadão pela administração municipal. No site e aplicativo do “Portal de Serviços”, a população pode encontrar informações sobre os programas assistenciais na pandemia, castração de animais, troca de lâmpada, coleta de lixo, solicitação de poda de árvore, entre outros. A plataforma está disponível em formato de aplicativo gratuito na App Store e Google Play, e no site http://servicos.niteroi.rj.gov.br/.

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