Meio ambiente e tecnologia: ecossistema de Niterói na palma da mão de turistas e moradores

Prefeitura está instalando placas informativas com QRCodes que permitem acessar Guia Botânico e Guia de Trilhas de Niterói, entre outros títulos

As belezas das unidades de conservação de Niterói, incluindo as árvores mais notáveis, as melhores trilhas e um pouco da história de cada recanto do município – que tem mais de 56% do seu território protegido – já estão acessíveis na palma da mão de moradores. A Prefeitura de Niterói iniciou a instalação de placas de acesso para sua Biblioteca Digital e que permite viajar pela história ambiental da cidade.

O QRCode das placas leva diretamente ao site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), que contém publicações como o Atlas de Unidades de Conservação, Guia Botânico de Niterói, Guia de Trilhas de Niterói e o Manual Técnico de Arborização, ambos lançados no final de 2020, e a Revista do Ambiente (Revan). Serão ao todo 15 totens e os primeiros já foram instalados em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação (Seconser).

“Temos uma biblioteca com publicações digitais importantes e de interesse público. Com os totens, elas estarão mais acessíveis ao cidadão. Essa iniciativa se insere no nosso objetivo de aproximar a população, para que conheça nossas políticas públicas para o meio ambiente e sustentabilidade”, explica o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson.

A sinalização do Campo de São Bento, os hortos do Fonseca e Barreto, praça do Bairro Chic (Fonseca), Parque Esportivo e Social do Caramujo e na Avenida Marquês do Paraná foi instalada nesta semana. Outros locais que receberão as placas são o Parque da Cidade, Parque das Águas, Skate Park de São Francisco, Praça do Rádio Amador (Charitas), Praia do Sossego, Praia de Piratininga, Praça do Costão de Itacoatiara e Jurujuba.

“É nossa obrigação dar essas oportunidades aos jovens de conhecerem a história da cidade, incluindo a ambiental. Isso é ser uma cidade inteligente”, disse Dayse Monassa, secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos.

A biblioteca também pode ser acessada o site www.smarhs.niteroi.rj.gov.br

Títulos da Biblioteca Digital do Meio Ambiente

Atlas – Niterói instituiu o Programa Niterói Mais Verde que criou 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas no município e implantou o Parnit (Parque Municipal de Niterói – Unidade de Conservação de Proteção Integral), que abrange a Zona Sul, a Região Oceânica e a Baía de Guanabara. Através de um atlas de 100 páginas, elaborado pela Prefeitura, que mostra os 56% do seu território composto por Unidades de Conservação e áreas ambientalmente protegidas.  O livro foi lançado por especialistas e técnicos SMARHS e ganhou reforço de quatro pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF). Engenheiros florestais, biólogos, geógrafos e fiscais se debruçaram para mostrar o potencial ambiental da cidade. O material contou com financiamento do Banco Latino Americano de Desenvolvimento – Cooperação Andina de Fomento (CAF).

O projeto também envolveu moradores da cidade, que fotografaram pontos poucos conhecidos de Niterói, mas que compõem as unidades de conservação.

Guia de Trilhas – Com o objetivo de identificar e mapear as trilhas existentes na cidade, a Prefeitura de Niterói lançou, o Guia de Trilhas de Niterói, um livro sobre estes atrativos naturais, incentivando seu uso, divulgação e preservação. Foram listadas as trilhas ideais para trekking, escalada, mountain bike e para prática da educação ambiental.

Manual técnico de arborização – Com o objetivo de promover uma arborização planejada e adequada para as vias públicas da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos lançaram o Manual técnico de Arborização Urbana de Niterói. O Manual contempla diretrizes para o planejamento, implantação e manejo da arborização, bem como técnicas para a execução dos serviços de poda, supressão e transplante arbóreo.

Guia Botânico – A Secretaria de Meio Ambiente reuniu exemplares notáveis da cidade, apresentando fotos e descrição de cada espécie incluindo nome científico, família, nome popular, localização e onde podem ser observados. Foram ainda incluídas informações sobre a ocorrência da espécie, período de floração, estado fitossanitário, estimativa de idade e propostas para manutenção e conservação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo