Defesa Civil de Niterói participa de visitas técnicas com representantes da Marinha e do Cemaden

Objetivo dos encontros é fomentar ações de prevenção e mitigação voltadas à minimização de incidentes e desastres naturais que possam afetar o município

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói participou, esta semana, de duas visitas técnicas com instituições que compõem o Gabinete de Gestão Integrada. Na terça-feira (6), uma equipe da Defesa Civil esteve no Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil. Na quarta-feira (7), foi a vez da sede do órgão niteroiense receber a visita de representantes do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ).

No Centro de Hidrografia da Marinha, a equipe de Niterói conheceu as ferramentas de trabalho, modelos meteorológicos e como são feitas as previsões do tempo na instituição. O comandante Marcelo Reis, diretor do Centro de Hidrografia, destacou que as competências da unidade, como mapeamento e verificação de previsões ambientais e oceanográficas, podem contribuir de forma efetiva com o Gabinete de Gestão Integrada, facilitando o acesso às informações para cada um dos órgãos envolvidos. E, em caso de emergência, contribuir para minimizar os efeitos de desastres no município.

Na quarta-feira (7), a Defesa Civil de Niterói recebeu a visita técnica do tenente-coronel Anthony Barrera, diretor do Cemaden-RJ, que estava acompanhado da equipe de programadores do órgão.

“Nós tivemos a chance de compartilhar conhecimentos sobre as ferramentas de trabalho, sistemas de captação, organização e gerenciamento de dados, além de modelos meteorológicos e como são feitas as previsões do tempo. É um encontro importante para fomentar ações de prevenção e mitigação voltadas à minimização de incidentes e desastres naturais que possam afetar o município”, explicou a diretora do Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil de Niterói, Nathália Moura.

Essa integração faz parte do que prevê a Política Municipal de Defesa Civil, sancionada em 2020, que coloca a Secretaria na coordenação do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support