Prefeitura de Niterói abre 90 vagas em concurso da FeSaúde

Edital prevê cotas para negros. Provas serão realizadas a partir de outubro

A Prefeitura de Niterói vai abrir inscrições para 90 novas vagas em cinco novos cargos no concurso da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), que foi lançado no ano passado e suspenso devido a pandemia de Covid-19. Os novos postos são para auxiliar de saúde bucal no programa Consultório na Rua, cuidador em saúde mental, oficineiro em saúde mental, agente redutor de danos e acompanhante territorial em saúde mental para o quadro da Rede de atenção psicossocial. O edital suplementar foi publicado no Diário Oficial deste sábado (10).

O Diário Oficial também traz a retificação do edital original do concurso, que agora disponibiliza 20% das vagas para candidatos negros. O candidato já inscrito no concurso e cujo pagamento foi confirmado pela rede bancária que desejar concorrer às vagas reservadas para negros no mesmo emprego para o qual se inscreveu, deverá, até o final do período de inscrição, acessar seu requerimento no site www.coseac.uff.br/concursos/fesaude/2020 e solicitar a alteração da opção do tipo de vaga.

Os inscritos cujo pagamento foi confirmado, mas que desejarem concorrer às vagas de cotas e mudar de cargo, devem realizar novo cadastro e pagamento. A isenção da taxa será mantida aos concorrentes que já tinham obtido o benefício na primeira inscrição e que, agora, optarem por mudar de vaga.

As pessoas que se inscreveram e não efetuaram o pagamento, devem realizar novo cadastro, optar pela cota e quitar a taxa. Também é possível se inscrever pela primeira vez no concurso, apenas para as vagas de cotas ou para os 90 novos cargos. Mais informações no site www.coseac.uff.br/concursos/fesaude/2020.

O período de inscrição para os candidatos negros e para as novas vagas do edital suplementar inicia em 2 de agosto, a partir das 12h, e termina em 12 de agosto, às 12h. Os salários variam de R$1,1 mil a R$13,8 mil.  De acordo com o novo calendário, as provas serão realizadas a partir de outubro deste ano.

A FeSaúde trabalha desde 2020 na concretização do concurso que, de acordo com a diretora geral da fundação, Anamaria Schneider, representará um avanço para o SUS de Niterói.

“Em função das regras de convívio e distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19, foi necessário reorganizar o calendário do certame para que não colocássemos em risco a vida dos participantes e dos organizadores. Agora, com um cenário mais seguro, retornamos o nosso planejamento para que os candidatos aprovados já tomem posse a partir do primeiro semestre de 2022. Nosso grande objetivo é modernizar a gestão e, por consequência, tornar o atendimento ainda mais efetivo”, afirma.

Anamaria Schneider também destaca que o concurso é o primeiro da cidade a estar alinhado com a lei municipal de cotas.

“Neste período de adiamento das provas, fizemos um amplo debate político e conseguimos adequar o concurso para incluir a cota de 20% para negros. Entendemos que essa ação tem um efeito direto no combate à desigualdade da nossa sociedade”, explica.

O concurso da Fundação Estatal de Saúde de Niterói terá 898 vagas de emprego em unidades da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Psicossocial do município.

Cotas – De acordo com a orientação da Coseac/UFF, organizadora do certame, o candidato apto a concorrer a uma vaga por cota deverá se autodeclarar preto ou pardo no campo apropriado do requerimento de inscrição, conforme quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele deve atestar que está ciente quanto aos termos da Lei Municipal de Niterói nº 3.534 que fundamenta a reserva de vagas para negros.

Informações – Em função das novas regras de convívio e distanciamento social impostas pela atual pandemia de Covid-19, toda a comunicação com a organização do concurso deve ser feita por meio do correio eletrônico: fesaude@id.uff.br.

A taxa de inscrição é de R$50 para vagas de nível fundamental e agente comunitário, R$70 para nível médio e R$100 para cargos de nível superior.

Os editais e o calendário completo estão disponíveis no site www.coseac.uff.br/concursos/fesaude/2020.