Niterói Cidadã: questionário está disponível até o dia de 9 de agosto

Iniciativa da Prefeitura visa ações de fortalecimento do Terceiro Setor  

A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo uma iniciativa de fortalecimento do Terceiro Setor na cidade, com a elaboração do programa Niterói Cidadã. O primeiro passo foi o lançamento de um questionário, que está disponível no Portal de Serviços até o dia 9 de agosto, para que as entidades possam responder, entre outras perguntas, quem são, o que fazem e como atuam.

Para acessar o questionário, é preciso abrir o Portal de Serviços pela internet (https://servicos.niteroi.rj.gov.br) ou baixar o aplicativo “Niterói Serviços Cidadão” nas lojas virtuais. Em seguida, fazer o login no Portal e buscar “Niterói Cidadã” nos serviços em destaque na primeira página.

A partir do levantamento destes dados será elaborado um diagnóstico do segmento e definidas estratégias de atuação do município. O programa está sendo estruturado a partir de três eixos: formalização, captação de recursos e capacitação.

“Uma vez que tivermos conhecimento das necessidades das entidades de Niterói, poderemos oferecer aos responsáveis cursos e capacitações através da Escola de Governo e Gestão, fortalecendo as instituições para que elas possam se desenvolver líderes mais capacitados, informados e motivados a construir uma Niterói mais cidadã”, enfatiza a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.

Este diagnóstico vai auxiliar o município a compreender de forma mais específica as demandas das organizações e projetos sociais, com o objetivo de desenvolver um programa que auxilie e apoie o Terceiro Setor.

“A Prefeitura de Niterói está empenhada na construção de um programa de fortalecimento do terceiro setor, e a participação das organizações nesta primeira etapa é essencial. É importante que cada projeto, grupo ou entidade aponte suas demandas, seus problemas, seus desafios, para que o projeto possa potencializar o trabalho da sociedade civil”, reforça o secretário municipal de Direitos Humanos, Raphael Costa.

O programa contará com a participação de diferentes órgãos da Prefeitura, como as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), de Participação Social (Sempas), de Direitos Humanos (SMDH), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS), de Assistência Social e Economia Solidária (SMAES) e do Escritório de Gestão de Projetos (EGP).

“O projeto Niterói Cidadã vai proporcionar que as grandes ideias dessas organizações se tornem projetos viáveis, impactando positivamente o município e seus cidadãos O projeto pretende fazer com que as Organizações Não Governamentais do município sejam capacitadas na elaboração de projetos e captação de recursos e, desta forma, consigam participar de editais, municipais ou não”, afirma a responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, Valéria Braga.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support