Niterói conclui calendário de vacinação de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente

Nesta sexta (30), a Policlínica Carlos Antônio Silva e o drive thru vão estar abertos para repescagem

A Prefeitura de Niterói concluiu, nesta quinta-feira (29), o calendário de vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente. Niterói foi a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a iniciar, na última quinta (22), a imunização deste público. Em uma semana, foram mais de 900 jovens com a primeira dose do imunizante.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, o prefeito de Niterói, Axel Grael, frisou a importância da imunização contra a Covid-19 para a superação da pandemia. Ele destacou que os bons números de vacinação permitiram a aplicação da primeira dose nos adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente.

“A situação da pandemia em Niterói vem melhorando à medida que avançamos na vacinação. Já temos 80% dos adultos com a primeira dose e estamos seguindo rapidamente para proteger toda a população. Mas a luta continua. É fundamental que todos mantenham os cuidados, evitando aglomerações, com uso de máscara e hábitos de higiene, para que a gente se proteja”, defendeu.

Com o número de doses disponíveis em estoque, o município conseguiu concluir a vacinação dos adolescentes com comorbidade ou deficiência permanente sem interrupção no calendário. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, considera a medida fundamental.

“A imunização desse grupo foi uma conquista muito importante. E só foi possível porque conseguimos avançar bastante com o calendário de vacinação contra a Covid-19. Hoje temos mais de 340 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e mais de 170 mil com o esquema vacinal completo”, pontuou.

O jovem Lucas Rigó, de 12 anos, é asmático e tomou sua primeira dose da Pfizer, atualmente a única com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação neste grupo no Brasil, nesta quinta.

“Nós estávamos muito ansiosos, aqui em casa só faltava ele tomar a primeira dose. Estamos aliviados de ver ele vacinado depois de tantos meses de pandemia. É muito importante a gente estar protegendo os nossos jovens e ficamos muito felizes por Niterói ser a primeira cidade a imunizar estas crianças”, conta a mãe dele, Olívia Rigó.

Nesta sexta-feira (30), na repescagem, o município continua disponibilizando a vacina na Policlínica Carlos Antônio Silva, em São Lourenço, e no drive thru do Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em São Domingos. Quem fizer parte do público-alvo deve buscar um dos dois postos de vacinação e apresentar documento de identificação, CPF, comprovante de residência e laudo médico indicando a condição clínica e a indicação de aplicação do imunizante da Pfizer. Serão vacinados os jovens com comorbidades ou deficiência permanente listadas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Onda de frio – A Prefeitura está realizando uma ação intensificada das equipes de abordagem nas ruas dos bairros que concentram a maior parte da população em situação de rua na cidade. O objetivo é oferecer acolhimento emergencial nesses dias de frio intenso e, posteriormente, os serviços dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária para aqueles que demonstrarem interesse. Entre ontem e hoje, 54 pessoas aceitaram ser acolhidas pela rede de atendimento para população em situação de rua.

Doação de agasalhos – Todos os pontos de vacinação contra a Covid-19 do município continuam recebendo doações através da Campanha Niterói Solidária. A iniciativa está arrecadando agasalhos, gorros, cobertores, luvas e demais artigos de frio, desde que estejam em bom estado de conservação, além de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Os itens são entregues às instituições cadastradas através de chamamento público pela Prefeitura de Niterói. Criada em abril, a Niterói Solidária já arrecadou 45 toneladas de alimentos e incentiva a doação de sangue para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).

Locais de vacinação para adolescentes com comorbidades ou deficiências permanentes listadas no PNI:

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.
Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

Horário: Das 8h às 17h, com entrada até 16h.

Documentos: identificação, CPF, comprovante de residência e laudo médico indicando a condição clínica e a indicação de aplicação do imunizante Pfizer. Serão vacinados os jovens com comorbidades ou deficiência permanente listadas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.