Prefeitura de Niterói apresenta trabalho de gestão a Instituição Fiscal Independente do Senado

Niteroiense, a diretora da instituição Vilma Conceição dos Santos conheceu o trabalho desenvolvido no município e visitou a escola pública onde estudou na infância

O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu nesta quinta-feira (29), a diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, Vilma Conceição dos Santos. Niteroiense, a economista conheceu o trabalho de gestão fiscal desenvolvido em Niterói e também falou sobre o trabalho do IFI, órgão criado em 2016 com o objetivo de ampliar a transparência nas contas públicas.

“Vilma é formada em economia e hoje está assumindo uma posição importante no Instituto Fiscal Independente. Ela é nascida na cidade, estudou em uma escola da nossa rede municipal e, para meu orgulho, foi aluna do Projeto Grael. Estamos muito felizes em recebê-la aqui para compartilhar experiências”, afirmou o prefeito Axel Grael, que esteve acompanhado da secretária municipal de Fazenda, Marilia Ortiz, e da secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.

Além de se reunir com o prefeito, Vilma teve a oportunidade de visitar a escola onde estudou, a E.M. Moreira Franco, no Fonseca. Ela se disse emocionada por constatar que a unidade ainda tem a mesma diretora do período em que foi aluna.

“Foi uma viagem no tempo constatar que a escola onde estudei na minha infância tem a mesma direção e está tão bem cuidada. Além disso, foi um prazer ter a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho de organização das contas da Prefeitura e ver as iniciativas que estão sendo tomadas para minimizar os impactos da pandemia. É muito bom ver que a cidade tem uma boa gestão e zela pelos recursos públicos”, destacou Vilma.

A secretária municipal de Fazenda, Marilia Ortiz, ressaltou que a visita da diretora do IFI mostra a importância dos investimentos em uma educação pública de qualidade.

“Para nós, que trabalhamos todos os dias provisionando recursos para referendar políticas públicas, é muito motivador conhecer a história da Vilma, que começou os estudos em uma escola municipal e agora assume um cargo de muito prestígio em uma instituição que orienta os rumos da política fiscal do país. Tivemos a oportunidade de apresentar um pouco do nosso trabalho, mostrar a saúde fiscal do município e trocar experiências”, detalhou.

A secretária Ellen Benedetti falou que a visita de Vilma é mais um incentivo para que o município siga no caminho de zelo com as contas públicas.

“O resultado do investimento volumoso que o município fez no combate à pandemia foi possível porque em Niterói sempre tivemos responsabilidade com as contas públicas. E ter a presença da Vilma hoje e ouvir as suas opiniões nos motiva ainda mais a seguir essa trajetória”.

IFI – Criada em 2016, a Instituição Fiscal Independente tem, entre suas atribuições, divulgar suas estimativas de parâmetros e variáveis relevantes para a construção de cenários fiscais e orçamentários; analisar a aderência do desempenho de indicadores fiscais e orçamentários às metas definidas na legislação pertinente; mensurar o impacto de eventos fiscais relevantes, especialmente os decorrentes de decisões dos Poderes da República, incluindo os custos das políticas monetária, creditícia e cambial; e projetar a evolução de variáveis fiscais determinantes para o equilíbrio de longo prazo do setor público.

A Instituição divulga um relatório mensal de acompanhamento da conjuntura fiscal do país, além de realizar estudos especiais, como análises dos impactos das propostas de reforma tributária nas contas públicas, além de organizar seminários e desenvolver parcerias com outras instituições. A IFI é formada por onze membros e tem um conselho diretor formado por três pessoas. O Conselho é responsável por definir todos os estudos, notas técnicas, análises e publicações que serão realizados pela instituição.