Com pico de atendimentos em 2021, Casa do Empreendedor de Niterói vai passar por modernização

Com pico de atendimentos em 2021, a Casa do Empreendedor de Niterói se prepara para modernizar sua estrutura de funcionamento. A equipe do espaço, que de janeiro a junho teve mais de 3 mil atendimentos presenciais, está passando por capacitação para funcionar com um novo sistema de relacionamento com o público já a partir do segundo semestre. A expectativa é de que ainda este ano todos os atendimentos da Casa do Empreendedor sejam previamente agendados.

A Casa do Empreendedor oferece serviços de apoio para o microempreendedor individual, como a abertura de cadastro dos MEIs; alteração de dados cadastrais; viabilidade de local; alvarás; nota fiscal eletrônica; declaração de faturamento e parcelamento. No mesmo dia da regularização, graças ao Alvará Fácil, o microempreendedor já pode emitir nota fiscal.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Américo Diniz, explica que o novo sistema de atendimento, fornecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai transformar os atendentes da Casa do Empreendedor em orientadores de negócio. A modernização do funcionamento do espaço pretende amplificar as possibilidades de geração de resultados tanto para os empreendedores, quanto para a Casa.

“Essa parceria com o Sebrae vai permitir que o espaço passe a atender com cada vez mais foco no empreendedor. Esses novos orientadores de negócio vão poder, por exemplo, encaminhar o novo empreendedor para um curso do NAE, de acordo com a necessidade dele. A modernização da Casa do Empreendedor acompanha o processo de inovação da cidade. A crise que passamos se apresenta como uma oportunidade de se reinventar e essas mudanças vão de encontro com a transformação digital da Prefeitura de Niterói e das administrações públicas em geral. A nossa visão é de uma cidade digital, inteligente e inovadora”, destaca.

Uma das metas com o novo sistema é aumentar o número de atendimentos por agendamento. Atualmente, pouco mais de 10% dos atendimentos do espaço são feitos mediante programação prévia, o que prejudica a qualidade da orientação ao público. As rotinas de monitoria que serão implantadas vão avaliar a qualidade desses atendimentos. Esses registros também vão embasar análises sobre o cenário do empreendedorismo na cidade.

Desempenho – No comparativo com o ano passado, em 2021 a Casa do Empreendedor aumentou em 50% o número de alvarás emitidos no primeiro semestre. Foram 1.687 novas licenças que permitem o exercício de certas atividades, como comércio. O pico de emissões de alvarás, nos últimos 12 meses, foi em maio deste ano.

Esses números vão de encontro a dados da Secretaria Municipal de Fazenda, que mostram o crescimento de novas empresas em Niterói em 2021 na comparação com 2020. Houve aumento de 62% na abertura de microempresas; 107% nas empresas de pequeno porte; e 70% nas médias e grandes empresas. Em junho, o município emitiu cerca de 570 mil notas fiscais. Em comparação ao período mais crítico da pandemia, que foi o mês de maio de 2020, o crescimento é de 85%. O aumento na emissão de notas fiscais indica avanço no volume de vendas e prestação de serviços.

A cidade também está gerando emprego. Segundo dados do Caged, Niterói está com saldo positivo na geração de empregos. O acumulado dos últimos 12 meses aponta a criação de 4.238 postos de trabalho.