Guarda Ambiental de Niterói recebe novos equipamentos da Secretaria de Meio Ambiente para reforço no resgate de animais e combate a incêndio

Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói ganhou um reforço, nesta segunda-feira (23), de equipamentos para serem utilizados no resgate e transporte de animais silvestres e no combate a incêndios em áreas de vegetação. Entre os equipamentos entregues pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Smarhs) estão bomba costal anti-incêndio de 20 litros; pás profissionais de bico de fibra de vidro; lanterna de cabeça recarregável; luvas que resistem a alta temperatura; abafadores para ações emergenciais até a chegada do Corpo de Bombeiros; e gaiolas para acondicionamento e transporte de animais silvestres.

Desde o início do ano, já foram resgatados pela Coordenadoria 1.285 animais na cidade – que conta com 56% de área protegida por decreto municipal. A entrega do material aconteceu na sede do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), no Parque da Cidade, uma das principais áreas verdes e de preservação da cidade.

“A cidade tem mais de metade do seu território protegido. A Coordenadoria Ambiental está sempre alinhada com nossos técnicos, nos acompanhando em ações de fiscalização do meio ambiente, sem contar o trabalho de resgate e reintegração de animais silvestres. Essa doação de materiais para combate à incêndios e manutenção florestal tem o objetivo de fortalecer a importante parceria que a Secretaria de Meio Ambiente tem com a Guarda na vigilância e preservação do meio ambiente”, observa o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson.

As equipes da Guardas têm treinamento especial para os diversos tipos de resgate de animais e passam por cursos de reciclagem e capacitação. Os agentes podem ser acionados através do 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A Coordenadoria orienta que os moradores de Niterói acionem o serviço imediatamente ao encontrar um animal silvestre que precise de resgate e que não o alimente.

“Estamos nos reunindo com a Secretaria de Meio Ambiente para reforçarmos a cooperação por ocasião da entrega de equipamentos para as equipes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda e vamos discutir projetos que possam envolver a Secretaria de Ordem Pública no que se refere a proteção das áreas verdes e de risco. Não mediremos esforços para manter e ampliar o trabalho que já é realizado em prol do meio ambiente”, explica Paulo Henrique de Moraes, secretário de Ordem Pública.