Niterói já vacinou mais da metade da população com as duas doses contra a Covid-19

Niterói já concluiu a imunização contra a Covid-19 em 50,7% da população. A cidade é a primeira do estado a ultrapassar a marca de 50% de população totalmente imunizada e o índice é superior ao alcançado até a última sexta-feira (10) pelos estados brasileiros. Mato Grosso do Sul, o primeiro do ranking nacional, vacinou 48,18% dos seus habitantes. Em comparação com o Brasil, Niterói também está à frente. Segundo dados do consórcio nacional de imprensa, o país completou a imunização em 33,71% dos brasileiros.

Os números alcançados por Niterói também impressionam quando comparados com outros países. Segundo o Our World In Data, que monitora a vacinação contra a Covid-19 em todo o planeta, apenas, 29,60% da população mundial está totalmente imunizada contra a doença. Os índices alcançados por Niterói estão próximos de países como Estados Unidos, que vacinou 54% da sua população, e Japão, com 50% dos habitantes totalmente imunizados, mas à frente de várias nações, como Austrália, com 32,6%, e Argentina, que até agora aplicou a segunda dose ou a dose única em 37,3%.

Até a última sexta-feira (10), Niterói já havia aplicado a primeira dose em 83% da sua população total, de 515.317 habitantes, segundo dados do IBGE. Receberam a primeira dose 429.104 pessoas e a segunda dose foi aplicada em 262.267 pessoas. A dose única foi aplicada em 12.266 pessoas.

Considerando somente a população acima dos 18 anos, em Niterói o percentual de vacinados com a primeira dose chega a 98,5%, também o maior índice entre os municípios fluminenses e bem acima da média nacional. Nessa fatia da população, o percentual dos que já tomaram as duas doses chega a 67,1%.

Reforço – A cidade também iniciou a aplicação da dose de reforço em idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão. Já foram aplicadas 834 doses nesse grupo, que inclui idosos com mais de 70 anos e pessoas acamadas, que recebem a dose de reforço em casa.

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, fala sobre essa conquista e ressalta o empenho do município no processo de vacinação.

“Desde o início da vacinação contra a Covid-19 trabalhamos com empenho para imunizar o mais rápido possível os moradores de Niterói. Agora ultrapassamos a marca de 50% da população imunizada com as duas doses ou a dose única. Essa é uma grande conquista e vamos continuar trabalhando nas ações de combate ao coronavírus. Aproveito para agradecer aos profissionais de saúde, que desempenham seu trabalho de forma incansável, e à população do município pela consciência nas medidas de prevenção à doença”, disse o secretário.

Repescagem – Nesta segunda-feira (13) Niterói segue com a aplicação da dose de reforço em pessoas com mais de 70 anos e que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. Para receber a dose, os idosos devem comparecer a um dos oito postos de vacinação disponíveis para este público, levando os comprovantes da primeira e da segunda dose, documento de identidade e comprovante de residência em Niterói. A dose de reforço também será aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. Para esse grupo, será necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e de vacinação, laudo médico ou receita médica.

Os postos de vacinação também estarão recebendo para a repescagem todas as pessoas com mais de 12 anos que ainda não receberam a primeira dose e pessoas para a segunda dose do imunizante na data assinalada no cartão de vacinação. Gestantes, lactantes e puérperas também podem se imunizar.

Os 10 pontos distribuídos pelo município têm entrada liberada das 8h às 16 horas, e a aplicação das vacinas até 17 horas. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h. Para as gestantes, lactantes e puérperas, a imunização ocorre em três locais: Policlínica Regional Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva (São Lourenço) e Policlínica Regional de Itaipu.

Locais de vacinação para dose de reforço em idosos e imunização de adolescentes:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.

Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.

Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

Locais de vacinação para pessoas acima de 18 anos:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.

Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

Posto volante no Ginásio do Colégio Gomes Pereira – Rua Nilo de Freitas, 40 – Largo da Batalha

Posto volante no Campo de São Bento: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí.

Locais de vacinação para gestantes, lactantes e puérperas:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support