Niterói vai ampliar efetivo da Guarda Municipal

Projeto do Executivo propõe que cidade chegue a mil agentes, limite máximo permitido para o número de habitantes

O prefeito de Niterói, Axel Grael, enviará para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei para que a cidade passe a contar com mil guardas municipais, o limite máximo permitido pela Constituição para o número de habitantes do Município. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (15), durante evento de formatura do Curso de Qualificação e Especialização II da Guarda Municipal, na Cidade da Ordem Pública, no Barreto. Desde 2013, Niterói aumentou o efetivo da Guarda de 300 para 714 agentes por meio de dois concursos municipais.

O prefeito destacou que apesar de ser uma atribuição do Governo do Estado, Segurança Pública é uma prioridade para a Prefeitura de Niterói. A expectativa é que os vereadores aprovem a medida ainda este ano para que os agentes possam ser nomeados em 2022.

“Este foi um compromisso que assumi durante o processo eleitoral e se faz ainda mais importante neste momento em que a Prefeitura de Niterói foi impedida pelo Governo do Estado de atuar com o Niterói Presente, programa importantíssimo para nossa estratégia. Em apoio às forças de segurança, também manteremos as 500 câmeras do Cisp, os portais de segurança e o trabalho de integração”, enfatizou.

Axel Grael reforçou, ainda, que a ação dos guardas municipais vem contribuindo muito para resultados expressivos na cidade com redução dos índices de acordo com os números do Observatório de Segurança, e lembrou os avanços conquistados e investimentos do município na corporação nos últimos anos.

“A Prefeitura tem investindo na valorização da Guarda Municipal não só através de cursos de especialização e constante reciclagem, mas também, estabeleceu o Regime Adicional de Serviço (RAS) para que o guarda possa trabalhar voluntariamente no horário de folga, e na construção  da Cidade da Ordem Pública, com instalações melhores para a corporação”, pontuou. “Iremos convocar novos guardas municipais concursados, e a presença dos agentes será cada vez maior na cidade. Niterói investirá, cada vez mais, no processo de capacitação da guarda como uma das melhores e mais bem preparadas do País”, acrescentou.

Capacitação – Na manhã desta quarta-feira (15) foi realizada a formatura dos guardas municipais que participaram dos cursos de Qualificação Profissional I e II. A capacitação faz parte dos pré-requisitos para que os agentes possam ascender aos cargos de coordenador, subinspetor, inspetor, inspetor adjunto, inspetor geral e corregedor, e vem sendo uma marca da Guarda Municipal de Niterói nos últimos anos. A capacitação foi realizada em parceria com o instituto Selecon e a Universidade Salgado de Oliveira, e organizada pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Guarda Municipal.

“Estudo, conhecimento e aplicação: eu acredito nisso. Quando terminamos um curso de qualificação, sabemos que estamos no caminho. Nossa cidade merece e a corporação também. Não parem nunca, busquem sempre o aperfeiçoamento”, enfatizou o secretário de Ordem Pública de Niterói, Paulo Henrique Moraes, na solenidade de formatura.

O curso de Qualificação Profissional I – Gestão em Nível Gerencial (CPQ1) é oferecido para os guardas municipais com mais de dez anos na instituição. O curso de Qualificação Profissional II – Nível Estratégico (CQP2) é oferecido para os guardas com mais de 20 anos de serviço. Os cursos tiveram duração de três meses, com 348 e 366 horas, respectivamente.

“Esses homens e mulheres se superaram, saíram de sua zona de conforto, com suas famílias, e dedicaram horas e dias ao estudo, e apresentaram trabalhos excepcionais. Com certeza farão a diferença”, disse o inspetor geral da Guarda Municipal, Leandro Nunes.

Além do módulo presencial, já cursado na Cidade de Ordem Pública, os agentes iniciaram uma extensão de cem horas com nível de pós-graduação, na Universidade Salgado de Oliveira. Como requisito para a formação, os alunos elaboraram um artigo científico. Os 21 artigos foram apresentados pelos participantes e irão compor a terceira edição da revista científica Guardiões de Niterói.

“Nós vencemos. Realizamos pesquisas de campo para apresentarmos um trabalho de excelência. É uma capacitação que levaremos para a vida, e de extrema importância para nosso trabalho diário”, afirmou a guarda municipal Adriana da Silva, de 40 anos, uma das participantes do curso que conquistou uma das notas mais altas.

“Nós levamos esse aprendizado para as ruas e no atendimento à população. Agradecemos ao prefeito e ao secretário por nos valorizar e nos proporcionar esse aprendizado continuado. Nosso trabalho vai gerar frutos”, reforçou o guarda municipal José Antônio Rodrigues Failace, outro aluno que se destacou no curso com notas altas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support