Educação de Niterói prepara atividades para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação preparam uma série de atividades para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado desde 1982, no dia 21 de setembro. Um dos destaques da programação será a Mostra de Material Pedagógico Adaptado e Tecnologia Assistiva, que apresentará o material adaptado para Braille e Tecnologia Assistiva (TA) utilizado pelos alunos da Rede Municipal. A mostra, organizada pela Coordenação de Educação Especial da SME/FME, será realizada na próxima terça-feira (21), de 9h às 13h, na Oficina de Tecnologia Assistiva da Educação, que fica na rua Coronel Gomes Machado, n° 257.

“É imprescindível reafirmamos nosso compromisso com uma educação inclusiva, acolhedora, comprometida com a luta anticapacitista e contra toda forma de discriminação”, afirmou o secretário Vinicius Wu.

A mostra será dirigida pelas professoras Aimi Tanikawa e Ana Cristina Prado, responsáveis pela Oficina de Tecnologia Assistiva e pelo Núcleo de Produção de Material Adaptado para Alunos Cegos e com Baixa Visão, respectivamente. Serão apresentados livros em braille e em alto relevo para alunos cegos, surdocegos e com baixa visão, assim como materiais pedagógicos diversificados elaborados a partir dos princípios da Tecnologia Assistiva.

“A mostra tem como objetivo ratificar a importância da produção de material adaptado e da Tecnologia Assistiva para que todos os alunos, com ou sem deficiência, consigam percorrer suas trajetórias de aprendizagem e de vida, de maneira autônoma e igualitária, sem negligenciar as diferenças, que nos caracterizam como humanos”, explica Andréa Pierre, coordenadora de Educação Especial.

Ainda no calendário de eventos para este mês, estão previstas Roda de Conversa sobre Direitos da Pessoa com Deficiência da Educação Especial às terças-feiras. No próximo dia 21, o tema abordado será o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: A Luta pelo Anticapacitismo” e, no dia 28, “Sexualidade: Vivências e Processos Subjetivos”. Os encontros serão transmitidos no canal do Youtube da Assessoria Educação Especial, no link: https://bit.ly/3hpLfF5.

A primeira roda de conversa aconteceu na última terça-feira (14) com o tema “PCD e Mercado de Trabalho’’. O encontro contou com a presença da Glaura Braga, Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF), Bruno Duarte, instrutor de libras e licenciado em Letras/Libras, e Luís Cláudio Freitas, diretor da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro (ADVERJ). A live gravada também está disponível no canal de YouTube da Educação Especial.