Secretaria de Assistência Social realiza capacitação para instituições da Rede de Solidariedade de Niterói

Objetivo foi debater as atribuições da política de assistência para que o trabalho possa agregar às ações na perspectiva de proteção integral dessa população

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) realizou, na quarta-feira (22), no Caminho Niemeyer, uma capacitação para organizações da sociedade civil, que compõem a rede de solidariedade de Niterói. Com o tema “Como garantir os direitos socioassistenciais da população em situação de rua?”, o objetivo foi debater as atribuições da política de assistência para que o trabalho possa agregar às ações na perspectiva de proteção integral dessa população. A capacitação foi realizada seguindo os protocolos sanitários estabelecidos.

O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Vilde Dorian, explicou que este foi o primeiro encontro de uma série que a pasta pretende realizar. A iniciativa visa, junto à sociedade civil organizada, promover o debate e ações articuladas para o atendimento à população em situação de rua do município. a capacitação é uma demanda das instituições com o objetivo de qualificar ainda mais tecnicamente o trabalho prestado.

“Estamos passando por um momento muito grave da nossa história por conta da pandemia do coronavírus, a solidariedade e o cuidado com o outro é uma forma de enfrentarmos essa desesperança. A Secretaria de Assistência Social está aproximando ainda mais o diálogo com a sociedade civil com foco na construção de propostas que agreguem a proteção integral da população em situação de rua”, enfatizou.

Entre os temas abordados proteção social no Brasil e sua regulação atual; organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); funcionamento do SUAS no município; população em situação de rua, conceitos e legislações pertinentes; segurança alimentar e nutricional da população em situação de rua e os desafios da integração das políticas setoriais para garantia da proteção social. Entre as instituições que participaram da capacitação estavam representantes da Uma Noite Sem Fome, Projeto Me Aqueça, Turma da Sopa Niterói, Eu me importo com você e Ruas de Luz.