Niterói encerra o mês da Ciência, Tecnologia e Inovação com debates sobre games

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Niterói encerra o mês da Ciência, Tecnologia e Inovação que discutiu , durante a XVIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” com uma programação que incluiu workshop de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Webinar sobre Blockchain e um dia inteiro de debates sobre os desafios da indústria de games no Brasil. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI).

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve no encerramento das atividades e destacou que os games têm capacidade de atrair possibilidades de avanço na economia.

“A gente quer incentivar esse processo com um ambiente mais empreendedor. Isso vai permitir que a gente avance na economia, na sustentabilidade e avance na educação. Estamos fazendo alguns investimentos nas escolas, para atrair, através dos games, a juventude”, contou o prefeito.

Durante todo o dia, a programação segue com painéis e talk-shows com especialistas debatendo os desafios da indústria de games no cenário nacional. Os temas serão: Ambientes inovadores e o fortalecimento da indústria de games, O gap de desenvolvedores no Brasil, Games na Educação, de antagonistas a grandes aliados e A presença feminina na indústria de games. Transmissão pela página https://www.facebook.com/SMCTI/.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Caio Viana, fez um balanço das atividades do mês.

“O mês da ciência trouxe a possibilidade de propormos importantes discussões sobre as mais recentes inovações e reafirmar o compromisso de investimentos e entregas da gestão pública de Niterói. Reativamos o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, fizemos um amplo debate sobre a tecnologia disruptiva blockchain e suas aplicações no setor público e privado, fizemos o workshop da LGPD com ampla participação da Universidade Federal Fluminense, para toda a prefeitura se adequar à Lei de Proteção de Dados e encerramos com a Niterói Game Conf, discutindo a importância de uma das indústrias que mais crescem e geram oportunidades de emprego e negócios”, frisou Caio.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia e Inovação e coordenadora do Mês da Ciência, Adriana Neves Barreto de Lima, reafirma que a gestão está comprometida com a construção da política de ciência e tecnologia e inovação de forma compartilhada e democrática. “A partir daí, a gente reativou o conselho que é a demonstração mais clara dessa prática e dessa concepção, onde a gente chama a sociedade civil organizada para discutir e formular juntos a política pública de ciência e tecnologia e inovação”, disse.

A subsecretária completou, “começar o mês da ciência com essa atividade é bastante emblemático. Trazer para a abertura o debate do tema negacionismo e ciência, mostra o quanto a gente está antenado e temos resposta para essa perspectiva que está sendo discutida mundialmente, no âmbito da ciência. Além disso, a gente traz Niterói para o cenário nacional com as melhores referências da área de ”blockchain”, pensando em perspectiva para a cidade, perspectivas para gestão pública, com uso dessa tecnologia. O prefeito foi assertivo quanto à criação da Secretaria de Ciência , Tecnologia e Inovação de Niterói. A programação desenvolvida aponta para perspectivas que a nova secretaria pode trazer na construção de uma cidade mais científica, tecnológica e inovadora”, reforçou Adriana

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo