Niterói completa 448 anos com volta das comemorações oficiais

Niterói vai completar 448 anos nesta segunda-feira (22) e vai comemorar a data com eventos que vão ficar na história da cidade. O aniversário terá inauguração de estátuas em homenagem ao ator Paulo Gustavo; lançamento de livro com histórias sobre uma das principais áreas de lazer do município, o Campo de São Bento; e inauguração de iluminações natalinas. A programação começa cedo com a tradicional missa na igreja São Lourenço dos Índios, que será celebrada às 9 horas pelo Arcebispo Emérito da cidade, Dom Frei Alano Maria Pena. O aniversário de Niterói tem ainda uma agenda cultural repleta de atividades e shows variados.

Duas estátuas em homenagem ao ator Paulo Gustavo serão inauguradas no Campo de São Bento. Uma estátua trará a imagem do ator, e a outra vai reproduzir o personagem mais conhecido do ator, a dona Hermínia. As duas estátuas terão 1,82cm. Para dezembro, está previsto o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, que incluirá pontos famosos da cidade exaltados nas obras do comediante, como a Ilha de Boa Viagem, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o calçadão de Icaraí, o Campo de São Bento, a Confeitaria Beira-Mar e a Praça do Rádio Amador.
Uma das áreas de lazer mais bucólicas e mais representativas de Niterói será retratada com o lançamento do livro “Campo de São Bento – trajetórias e memórias do Parque Prefeito Ferraz”. A publicação da Fundação de Artes de Niterói, por meio da Niterói Livros, acontecerá no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O livro foi produzido por profissionais dedicados e apaixonados pelo Campo, que enviaram fotos e depoimentos para a publicação, após serem convidados por meio de uma consulta pública realizada pelas redes sociais da Prefeitura.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca a importância de Niterói celebrar os seus 448 anos. “O niteroiense merece ser presenteado. Nesses momentos difíceis que passamos, a população sempre atendeu ao chamado da Prefeitura, obedecendo e cumprindo as medidas sanitárias. Foi uma grande parceria entre o poder público e os moradores. Não pudemos fazer o último aniversário, mas agora estaremos com programações dentro do nosso Plano do Novo Normal. Homenagear o Paulo Gustavo e ter um livro sobre o Campo São Bento são presentes que devem se perpetuar na memória do niteroiense. Os dois remetem a lembranças agradáveis que todos queremos ter e não queremos esquecer. Iluminar a cidade nesta data é um sinônimo de esperança como o tema natalino deste ano “, observa o prefeito Axel  Grael.

Na ocasião do lançamento do livro, estará presente a mãe do ator Paulo Gustavo, Dea Lúcia Amaral, a quem a publicação é dedicada. A obra foi dividida em quatro seções. Intitulada ‘O Campo, a cidade e a vida – notas sobre o Campo de São Bento’, a primeira traz um texto da historiadora Andréa Telo da Corte que situa o parque na história da formação de Niterói, permeado por imagens antigas da cidade. A segunda, ilustrada com um infográfico do responsável pelo projeto gráfico do livro, André Barroso, e por um belíssimo ensaio fotográfico de Paulinho Muniz e Leo Zulluh, “Você está aqui” oferece ao leitor informações completas sobre a geografia do Campo de São Bento.

Assinada pelo jornalista e historiador Carlos Eduardo Lima, a terceira seção se chama ‘O Campo de São Bento como guardião da identidade de Niterói’ e remonta à história contemporânea dessa bela área verde da cidade. O melhor dessa parte – considerada o pulmão do livro – são as fotos e depoimentos enviados por niteroienses e forasteiros apaixonados.

Nesta seção do livro, estão fotos e citação às gravações dos filmes da série “Minha mãe é uma peça”, de Paulo Gustavo. Os leitores vão reviver cenas do personagem principal, Dona Hermínia, no Campo. “A revitalização do Campo de São Bento: 2018-2020” encerra o conteúdo com os resultados da reforma do espaço, que recebeu melhorias após sugestões coletadas em uma consulta pública. A seção apresenta imagens das obras registradas por Alexandre Moraes, biólogo e fiscal da implantação do novo paisagismo do Campo de São Bento.
O livro estará disponível para consulta e leitura na Sala dos Selos, na Biblioteca Parque de Niterói, a partir desta quarta-feira (24), e também no formato de eBook no Aplicativo Niterói Livros, em 2022. Quem participou do processo de produção do livro terá direito a um exemplar e o selo promoverá ações em suas redes sociais para presentear outros niteroienses com a produção.
Iluminação

Um milhão de microlâmpadas vão enfeitar a cidade em vias como a Marquês do Paraná e a Alameda São Boaventura; e em espaços públicos como o Campo de São Bento e o Horto de Itaipu. A Praça Enéas de Castro e o Horto do Fonseca também vão receber decoração e contar com árvores de Natal. Tudo estará aceso a partir das 19 horas encerrando as comemorações pelos 448 anos de Niterói.