Niterói vai certificar pessoas físicas por boas práticas de integridade


A Prefeitura de Niterói vai reconhecer, com a concessão de um certificado de mérito, as pessoas físicas da sociedade niteroiense que atuam de forma voluntária na promoção e defesa de boas práticas de integridade relacionadas à educação, ética, cidadania, proteção de dados, transparência, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. A iniciativa da Controladoria Geral do Município de Niterói (CGM), em parceria com a Procuradoria Geral do Município (PGM), recebeu o nome de “Construtores da Integridade e do Compliance”, e tem o objetivo de fortalecer a cultura da integridade na cidade.

Os candidatos devem preencher os critérios presentes no formulário de inscrição, que está disponível no site da CGM. O endereço eletrônico é o https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScTpPOoE-R-DAO45es9Hkgny-bPNYUVLAZZqMWtKBLiazosIg/viewform

Os documentos apresentados pelos candidatos no ato da inscrição serão analisados pela CGM e pela PGM. Após a avaliação das informações, caso não exista nenhuma inconsistência, o candidato receberá o certificado de mérito. Para evitar conflito de interesses, os servidores da Prefeitura de Niterói não poderão se inscrever para ganhar o certificado.

A controladora geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, afirmou que o projeto “Construtores da Integridade e do Compliance” visa motivar um número cada vez maior de pessoas a se envolverem em iniciativas que priorizem a integridade.

“Com a iniciativa da CGM, buscamos evidenciar as pessoas dedicadas e engajadas em ações e projetos relacionados à educação, sustentabilidade e responsabilidade social, tais como elaboração e promoção de eventos; pesquisas e produções acadêmicas; construção de obras literárias; entre outras, que fomentem as temáticas da ética, cidadania, compliance, proteção de dados e transparência. Nossa expectativa é que, com esse reconhecimento, outras pessoas se motivem e atuem em projetos similares, o que é fundamental para fortalecer a cultura da integridade na sociedade niteroiense”, explicou Cristiane Mara Rodrigues Marcelino.

Segundo o procurador geral do município, Michell Maron, a iniciativa foi inspirada pelo sucesso das boas práticas de integridade internas da Prefeitura, capitaneadas pela CGM. Assim, surgiu a ideia de que aqueles que contribuem para estas práticas na esfera privada sejam reconhecidos:
“A cultura da integridade está cada vez mais sedimentada na administração de Niterói. Expandir essa mentalidade e o alcance para a iniciativa privada é o próximo passo na busca de uma cidade cada vez mais íntegra. Ao reconhecer publicamente, com um certificado conferido pelo poder público, iniciativas voluntárias dos cidadãos, a expectativa é despertar a atenção dos moradores para a importância do compliance e da conformidade em todos os aspectos de suas vidas”, acrescentou Michell Maron.

Além da concessão do certificado de mérito para pessoas físicas, a CGM tomou outras medidas para incentivar as práticas de integridade. A Controladoria vai conceder o Selo de Integridade Previne Niterói aos órgãos e entidades da Prefeitura de acordo com critérios estabelecidos pela própria CGM. Gestores de sistemas de integridade e compliance do Poder Executivo de Niterói também poderão ser certificados.

Com o objetivo de sintetizar todas as melhores práticas de integridade e compliance implementadas pelos órgãos e entidades da Prefeitura a CGM criou o Banco de Boas Práticas, disponível no site da Controladoria, no endereço  http://www.controladoria.niteroi.rj.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support