Estrelas da seleção feminina de futebol dão show de bola em Niterói

Neste domingo ensolarado (5), um campo de futebol montado no Caminho Niemeyer, administrado pela Prefeitura de Niterói, recebeu as “Donas do Jogo”, as estrelas da seleção brasileira de futebol feminino Marta, Debinha e Cris. O torneio de ‘Mano a Mano’ contou com três times, nomeados de ‘Brabas do Empoderamento’, ‘Feras do Respeito’ e ‘Rainhas da Igualdade’ e tinha como um dos objetivos chamar a atenção para a representatividade do futebol feminino, buscando mais igualdade e respeito nesse esporte que é paixão nacional.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a vocação da cidade para o esporte e a boa infraestrutura hoteleira e de espaços para abrigar eventos de todo tipo. Além disso, ele reforçou o cuidado neste momento de retomada da economia, do cotidiano das pessoas, das atividades e dos eventos.

“É importante que a gente vá gradativamente e seguindo com os cuidados sanitários. Este é um evento que deu uma grande visibilidade para Niterói. O espaço do Caminho Niemeyer está sendo cada vez mais reconhecido como um espaço privilegiado para receber esses eventos, com uma vista maravilhosa e de fácil acesso para o público e os participantes. Sou de uma família de esportistas. Aprendi desde cedo o poder transformador do esporte. Um evento como este contribui para fazermos de Niterói uma cidade cada vez mais humana e solidária, que reconhece o papel da mulher na sociedade”, disse o prefeito que lembrou ainda que eventos desse porte movimentam a nossa cidade e a nossa economia.

O evento ocorreu seguindo todos os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e o limite de público. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, essa tem sido uma grande preocupação na retomada das atividades.

“Sabemos da nossa responsabilidade. Niterói deu exemplo no trabalho com a pandemia e baseado nisso estamos agindo com cautela, mas trazendo de volta as atividades esportivas. Niterói tem esse potencial para o esporte e trazer o ‘Mano a Mano’ é mais um exemplo de como a cidade tem sido respeitada dentro do nosso país. Niterói tá sendo prioridade para muitos eventos que vem acontecendo e que vão acontecer. Isso é um motivo de muita alegria. Além disso, é também uma forma de mostrar mais igualdade com o esporte feminino que sempre foi tão discriminado”, contou o secretário.

O campeonato deste ano já é a sétima edição do ‘Mano a Mano’. Com a vista para a Baía de Guanabara, um mini campo de futebol foi montado no espaço do Caminho Niemeyer. A presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Barbara Siqueira, reforçou a importância de atividades como essa para o empoderamento, destacando o protagonismo feminino.

“É um prazer enorme receber a primeira grande atividade esportiva desta retomada do novo normal aqui no Caminho Niemeyer. É uma honra, principalmente por ser um evento esportivo feminino e com essas grandes jogadoras que representam nosso país pelo mundo. Queremos construir uma Niterói cada vez mais criativa, atrativa e que seja para todos e todas, com empoderamento e respeito. Esse evento mostra que nós mulheres podemos estar onde nós quisermos”, destacou Bárbara.

O ‘Mano a Mano’ contou com três times de quatro jogadoras cada (três titulares e uma reserva). As equipes jogaram entre si partidas de sete minutos de duração e as duas melhores equipes foram para a grande final, que teve dez minutos e foi decidida nos pênaltis. Mesmo não vencendo o torneio, Marta, a rainha do futebol, foi aclamada pela torcida a todo tempo, que vibrou e gritou seu nome. Segundo ela, eventos como este são importantes para engrandecer a luta da mulher no esporte.

“Eventos como esse mostram que a gente está no caminho certo. A gente luta por igualdade e respeito, então essas atividades só têm a engrandecer o momento do futebol feminino, do esporte e da mulher como protagonista no esporte. Que seja um evento pioneiro e que a gente possa presenciar vários outros porque é importantíssimo”, declarou a atleta que já foi eleita seis vezes a melhor jogadora pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O torneio de hoje contou com três equipes. O Brabas do Empoderamento teve Marta, Vitoria de Jesus Santos, Byanca Beatriz Alves de Araújo e Beatriz Pereira dos Santos. O time Feras do Respeito contou com Cris, Julia Bianchi, Maria Luiza Schwaizer e Vivian Cardoso Dos Santos. Já o Rainhas da Igualdade teve Debinha, Maria Luiza Souza Nogueira, Bruna Santos Nhaia e Patrícia da Silva Sochor em sua escalação e foi o campeão do dia. A plateia reuniu crianças de alguns projetos sociais de Niterói que puderam ver seus ídolos de perto.

O ‘Mano a Mano’ é um evento criado pela Dream Factory e pela X3M, baseado na disputa entre atletas de alta performance, em um local inusitado montado especialmente para o projeto. A primeira edição, em 2013, trouxe Usain Bolt para uma prova de atletismo. O jamaicano retornou nas duas edições seguintes, em 2014 e 2015. Em 2016 e 2017, o desafio contou com o velocista norte-americano Justin Gatline, em 2018, a competição foi nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, com o duelo entre Isaquias Queiroz e o alemão Sebastian Brendel na canoagem.