Niterói é escolhida cidade líder na campanha global Cidades Pedaláveis

Niterói foi selecionada como uma das cidades líderes da campanha “Cidades Pedaláveis”, uma iniciativa mundial do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). A meta global da campanha é fazer com que as cidades participantes implementem infraestrutura cicloviária que permita o acesso de 25 milhões de habitantes a redes conectadas de ciclovias e ciclofaixas até 2025. Nos últimos anos, a Prefeitura de Niterói investiu para triplicar a rede cicloviária da cidade, que hoje está em 48 quilômetros.

A escolha de Niterói para a campanha reconhece os avanços do município na pauta da bicicleta. A participação da cidade foi firmada durante encontro entre o prefeito de Niterói, Axel Grael, o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, e a CEO global do ITDP, Heather Thompson. O grupo se reuniu em novembro, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). Além de Niterói, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza também participam.

Responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Filipe Simões lembrou que atualmente cerca de 6% dos deslocamentos da cidade são feitos de bicicleta.

“Niterói possui um planejamento ambicioso a curto e médio prazo para incentivar que ainda mais pessoas usem a bicicleta nos seus deslocamentos. A participação da cidade na campanha Cycling Cities é uma oportunidade de troca de experiências e insere Niterói em posição de liderança nesta pauta”, disse.

Por conta da participação da cidade na campanha, o município terá acesso a oficinas e capacitações oferecidas pelo Instituto. A administração municipal continua ampliando os investimentos na malha cicloviária. Já em andamento, o sistema cicloviário da Região Oceânica vai implantar 60 quilômetros na cidade. Até 2024, serão 120 quilômetros  de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas.

ITDP – O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) é uma organização sem fins lucrativos, constituída em Washington, D.C. em 1985 e sediada na cidade de Nova York. A missão do ITDP é promover o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo. A organização com os governos municipais para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, ao mesmo tempo que impulsionam a habitabilidade urbana e as oportunidades econômicas.