Especialistas em encostas de Niterói voltam após 15 dias ajudando equipes na Bahia

Uma equipe de técnicos especializados da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói que realizou uma missão de 15 dias em apoio ao governo da Bahia, na tragédia das chuvas, foi recebida nesta segunda-feira (24) pelo prefeito Axel Grael. Composta por engenheiros civis, geólogos e geógrafos, a equipe de sete especialistas, chefiada pelo tenente-coronel Walace Medeiros, secretário de Defesa Civil de Niterói, é habilitada em análise de encostas e anomalias estruturais em edificações.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, entrou em contato com o Governo da Bahia para oferecer o apoio, que foi aceito de imediato.

“É importante que haja essa solidariedade entre as cidades. Temos uma Defesa Civil estruturada. Não podíamos deixar de dar esse apoio. Isso ajuda a trazer, também, mais experiência para nossa a equipe,” disse.

O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, ressaltou o papel fundamental da equipe durante a missão na Bahia.

“Fizemos um trabalho apoiando as equipes locais, avaliando as áreas atingidas, fazendo as vistorias. Foi um trabalho árduo, detalhista, para avaliar cada residência e definir se o imóvel pode ou não ser habitado”, disse o secretário.  

A equipe de especialistas de Niterói fez uso das ferramentas de geoprocessamento, como o Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo), já utilizadas pela Secretaria, drones para captura de imagens aéreas, além da metodologia de avaliação de riscos a partir das análises de campo para a produção de relatórios técnicos e mapeamentos que subsidiarão os órgãos locais de Proteção e Defesa Civil.  

Elisangela Dantas Veiga, Técnica de Referência da Gestão Estadual de Assistência Social do Estado da Bahia esteve presente e ressaltou a importância da equipe técnica no trabalho realizado 

“Aprendemos muito com essa equipe, adquirimos muita experiência, foi uma parceria nota 10. Nos trouxe muita segurança,” relatou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo