Niterói recebe representantes do setor cultural

Representantes do setor cultural de Niterói, acompanhados pelo secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, se encontraram na segunda-feira (07), com o prefeito de Niterói, Axel Grael. No encontro, foram debatidas as políticas públicas e os investimentos realizados pelo município para desenvolver a atividade cultural na cidade.

“Cultura é um direito e é fundamental avançarmos para seu fortalecimento. Niterói seguirá trabalhando para promover a diversidade cultural e ampliar os investimentos no setor. Não há caminho para o desenvolvimento pleno de uma sociedade que não passe pela preservação de sua história e valorização da cultura”, afirmou o prefeito Axel Grael.

No encontro, o secretário Leonardo Giordano entregou ao prefeito o projeto do Plano Municipal de Cultura. O documento foi elaborado de forma conjunta pela equipe da Secretaria das Culturas, sociedade civil e movimentos culturais, e prevê investimentos pelos próximos 10 anos na área. Após a avaliação do Executivo, o projeto será enviado para discussão na Câmara de Vereadores.

Entre as sugestões apresentadas no documento estão investimentos em equipamentos culturais na Zona Norte e na Região Oceânica, incluindo um Centro Cultural no Fonseca, e um Espaço Ecocultural no Parque Orla Piratininga. O secretário das Culturas, Leonardo Giordano, enfatizou que a cidade está dando um grande passo com a entrega do projeto.

“A cidade esperava por este Plano Municipal de Cultura, que completa a Lei do sistema de Cultura. Da mesma forma que a Saúde e Assistência Social têm o seu sistema, a Cultura também terá sua lei. Este é um capítulo importante na cultura da cidade”, pontuou o secretário.

Primeira mulher a se tornar presidente do Conselho Municipal de Cultura, Natália Vandannini, também participou da reunião.

“Estou muito emocionada e agradecida ao prefeito por nos receber e receber esse documento, que foi construído com a participação de vários segmentos culturais. Este é um dia realmente muito importante, era um sonho do setor cultural, já que o plano pontua diversas áreas”, contou Natália.