Prefeitura de Niterói alinha parceria com bombeiros militares

Representantes da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói se reuniram, nesta segunda-feira (14), com a equipe do Núcleo de Convênios do Programa Estadual de Implantação de Serviços de Bombeiro Militar. O objetivo do encontro, realizado no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, foi alinhar as ações do convênio entre a corporação e a Prefeitura de Niterói que ampliou a capacidade operacional dos quartéis de Bombeiros localizados no Centro, Charitas e Itaipu.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, tenente-coronel Walace Medeiros, ressaltou a importância de discutir aspectos técnico-operacionais que envolvem ajustes nas escalas dos bombeiros que estão de plantão nos quartéis e dos que integram o Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil de Niterói. Segundo o secretário, isso servirá para aperfeiçoar, ainda mais, as ações relacionadas à prevenção e combate às queimadas.

“A reunião foi extremamente importante para ajustarmos detalhes que objetivam garantir o melhor aproveitamento possível dos recursos que o convênio disponibiliza”, ressaltou o secretário.

Participaram da reunião o coronel Fabio Couri, diretor do Núcleo do PROEIS do Bombeiro Militar, a capitã BM Quintella e o major BM Gilvane Dias.

Convênio – Oito profissionais aumentaram o efetivo das equipes de combate aos incêndios e salvamentos, inclusive nas praias. Os bombeiros militares atuam dentro da esfera de competências e atribuições da corporação, ficando subordinados ao oficial de serviço do quartel, além de participar de atividades preventivas (palestras, cursos e vistorias) junto às equipes da Defesa Civil municipal.

Um nono profissional ficará no Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, que contará diariamente com um Bombeiro Militar. A missão dele será estabelecer a comunicação permanente com o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros e otimizar o intercâmbio de informações, assim como acionar equipes nos casos de emergência, a partir de protocolos específicos.

O convênio também aprimora as atividades preventivas e de protocolos operacionais de resposta às emergências, fortalecendo o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, contribuindo para a redução dos riscos e mitigação dos impactos dos desastres.