Prefeitura de Niterói lança projeto “Geração de Renda Rápida” para funcionários prestes a se aposentar

Com o objetivo de ampliar as chances para que colaboradores e servidores prestes a se aposentar possam investir em atividades profissionais focadas no empreendedorismo e planejamento de renda, a Prefeitura de Niterói lançou o projeto Geração de Renda Rápida. A turma do projeto-piloto começou nesta quinta-feira (12), em uma parceria entre o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), com 10 garis participando do treinamento sobre comercialização de produtos artesanais.

 O projeto conta ainda com a parceria do grupo “Somos Empreendedoras”, do Sebrae, Senac e da Universidade Federal Fluminense (UFF) para a realização de cursos de qualificação profissional, oficinas e mentorias de negócios para os(as) funcionários(as) empreendedores, além do fomento na participação dos mesmos em feiras e eventos da cidade. A ideia ainda é qualificar os funcionários que participarão do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), visto que muitos já empreendem ou gostariam de ter uma fonte de complementação de renda.

 As aulas acontecerão no Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE), um espaço que visa potencializar a formação de rede, a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores, apoiadores e o ecossistema local.

 “A Prefeitura de Niterói está trabalhando em diversas frentes para ajudar empreendedores, sejam eles pequenos ou médios, visando a retomada econômica da cidade e a geração de emprego e renda em várias áreas. Estamos oferecendo um leque grande de oportunidades e o NAE pode colaborar com os mentores e especialistas. Nossa ideia, a partir deste piloto, é ampliar os treinamentos preparatórios para servidores em diversas áreas para que possam se preparar para uma aposentadoria mais tranquila”, explicou Luiz Paulino Moreira Leite, secretário de Desenvolvimento Econômico, que participou da primeira aula inaugural.

O presidente da Clin, Luiz Fróes, também esteve na aula inaugural e destacou a importância deste projeto para a companhia.

“Este projeto é extremamente inovador. Ajudamos nossos funcionários a se qualificarem profissionalmente e, ao mesmo tempo, a planejarem o seu próprio futuro, o que é fundamental para se ter uma aposentadoria tranquila”, concluiu Luiz Fróes.

Aula Inaugural – A aula inaugural do projeto Geração de Renda Rápida foi ministrada pela professora de Engenharia de Produção da UFF, Suzana Hecksher, que falou sobre planejamento estratégico construção de modelo de negócio.

“O nosso principal objetivo é mostrar para o aluno um modelo pessoal de negócio, o ajudando a empreender para gerar renda, mas também ter satisfação e socializar”, ressaltou Suzana Hecksher.

Entre as alunas, estava a gari da Clin Marilene Damasceno de Andrade, 60 anos. Ela trabalha há 14 anos na companhia e quer planejar sua aposentadoria como empreendedora. Marilene produz cestas de café da manhã e planta hortaliças:

“Eu quero aprender a investir e ter uma renda a mais com estas atividades, que atualmente faço apenas para presentear amigos e familiares”, destacou Marilene.

Segundo a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cavalcanti, o projeto terá várias etapas.

“Nossas mentorias de negócios serão disponibilizadas para os funcionários. Isso contribuirá para que eles participem de feiras e eventos da cidade. Nosso trabalho no NAE tem sido de extrema importância para ajudar empreendedores e agora teremos esse novo público”, explicou Lindalva.

O NAE fica na Avenida Feliciano Sodré, 43, Ponta D’Areia e tem, entre os seus serviços, as Mentorias de Negócios e Palestras e oficinas de capacitação. Para mais informações, basta acessar o Instagram @naeconecta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo