Controladoria de Niterói participa de Encontro de Auditorias Internas dos Tribunais de Contas do Brasil

A Controladoria-Geral de Niterói participou, ao longo desta semana, do “II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas do Brasil”, no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O evento promoveu palestras e debates que abordaram o papel do controle interno no setor público, e contou com a participação de representantes de 19 Tribunais de Contas do país. A controladora geral de Niterói, Cristiane Marcelino, destacou que o papel de uma Controladoria, ao realizar auditorias governamentais, é proteger e melhorar processos, defendendo aquilo que é considerado correto.

“A função principal de uma auditoria governamental abrange aumentar o valor organizacional, fornecendo avaliação, assessoria e percepção baseada em risco, com base nos princípios fundamentais da Integridade, Objetividade e Competência”, explica a controladora, que é, ainda, auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.

Cristiane Marcelino reforça ainda que, diante da compreensão das dinâmicas de transformações e velocidades de mudanças globais, incluindo as tecnológicas e das comunicações, o papel da auditoria governamental também visa abranger a flexibilidade frente aos desafios.

Representantes das controladorias internas e auditorias internas dos Tribunais de Contas e dos municípios puderam discutir diariamente os temas apresentados nas palestras com a formação de grupos de debate. Entre os temas apresentados, estiveram “Requisitos mínimos de implantação e funcionamento das Auditorias Internas”; “Auditoria Financeira aplicada ao setor público”; “Auditoria Financeira nos Demonstrativos Contábeis dos Tribunais de Contas”; “O papel do controle interno na nova lei de licitação e contratação”; e “Matriz de Riscos nas contratações públicas”, entre outros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo