Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas para o Programa Mulher Líder

A Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas para a segunda turma do Programa Mulher Líder da Coordenadoria de Políticas e Direitos da Mulher (Codim). O projeto visa oferecer oportunidade de capacitação para 120 mulheres na área do empreendedorismo feminino. As inscrições podem ser feitas até domingo (22) pelo link http://bit.ly/mulherlidercodim. São 60 vagas. O projeto faz parte do prêmio do edital do Consulado Americano – Federal Assistance 2021, recebido pela Codim, em junho de 2021.

O Programa Mulher Líder tem como objetivo ajudar as mulheres para que possam colocar em prática suas ideias de negócio de forma organizada e profissional, buscando potencializar e consolidar o propósito da empresa, apresentando ferramentas para planejar, gerir e promover a sustentabilidade dos negócios. Fernanda Sixel, secretária de Políticas e Direitos da Mulher, conta sobre como o projeto pode ajudar na geração de autonomia para as mulheres.

“Nossa principal missão é o enfrentamento às violências contra as mulheres, mas compreendemos que investir no fortalecimento pessoal e capacitação profissional das mulheres possibilita sua emancipação financeira e autonomia. Essa é uma oportunidade de oferecer a porta de saída e romper com o ciclo da violência”, ressalta Fernanda.

O Mulher Líder prevê a construção de um programa de formação com base em tecnologia, inovação e liderança para potencializar o empreendedorismo feminino e contará ainda com co-working e espaço kids. Os cursos têm duração de quatro meses. As disciplinas incluem ensino à distância e presencial e abrangem as competências de liderança, planejamento estratégico, gestão financeira, inovação, programação e marketing digital, entre outras.

O programa Mulher Líder está sendo financiado com recursos do prêmio do edital do Consulado Americano – Federal Assistance 2021. A metodologia atende a, pelo menos, quatro itens propostos no edital como: igualdade de gênero – alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; trabalho decente e crescimento econômico – promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; indústria, inovação e infraestrutura – construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e redução das desigualdades. O projeto conta com a parceria do Senac – RJ, da Associação Comercial e Industrial do Rio de Janeiro (Acierj) e da Viva Rio.