Motoristas de ônibus de Niterói assumem lugar de ciclistas em capacitação por trânsito seguro

Cerca de 100 motoristas de diversas empresas de ônibus de Niterói participaram do treinamento realizado pela Prefeitura sobre a importância da direção defensiva, da manutenção preventiva e atualização da legislação. Na ação, realizada nesta quinta-feira (26), pela Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), no Caminho Niemeyer, os rodoviários assumiram o papel de ciclistas, em uma bicicleta presa ao chão, enquanto os ônibus passavam bem próximo a eles.

O treinamento, que faz parte da campanha Maio Amarelo, foi realizado pela chefe de Educação para o Trânsito da Nittrans, Priscilla Rocha, e pelo coordenador de Sistema Rodoviário da EcoPonte, José Marcelo Borges.

“Reunimos os motoristas de ônibus que circulam por Niterói e no entorno para falar sobre direção defensiva e depois terem um momento prático onde se colocaram no lugar dos ciclistas, respeitando o código de trânsito, onde os maiores respeitam os menores. Além da experiência teórica, eles vivenciaram a prática, permitindo uma melhor aprendizagem”, explica Priscilla Rocha.

A coordenadora de comunicação e educação do Niterói de Bicicleta, Helena Porto, destaca que essa inversão de papéis tem como objetivos gerar empatia, conscientização e educação de todos para o trânsito.

“Promovemos essa experiência de sentir como é estar pedalando quando um ônibus passa muito rente a uma bicicleta. Um ônibus tem, em média, 14 metros, comparado ao ciclista com a bike, provoca uma sensação de insegurança, sem falar do risco real de colidir. Também destacamos com esse exercício, questões como: o ponto cego do motorista, o quanto é importante o ciclista estar bem sinalizado, a necessidade do equipamento de proteção para quem pedala à noite”, disse Helena Porto.    

Motorista da empresa Pendotiba há um ano, Luiz Eduardo Guimarães, passou pela experiência de trocar de lugar com o ciclista.

“A palavra mais adequada para essa ação é empatia. O que eu passei ali, não desejo para ciclista nenhum. Até agora estou com um frio na barriga. É muito importante nos colocarmos no lugar do ciclista para saber realmente o que eles passam nas ruas”, conta.

A ação foi promovida pela Nittrans, Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, coordenadoria Niterói de Bicicleta, SETRERJ, Ecoponte, Sest Senat São Gonçalo, Fica Bike Café, Bike Anjo e Niterói Experience.

A programação completa do movimento Maio Amarelo está disponível no site da Nittrans (www.nittrans.niteroi.rj.gov.br).

Fotos: Douglas Macedo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo