Representantes da SMASES participam da assembleia de criação da Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga

Representantes da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) de Niterói vão participar da assembleia geral de fundação da Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga (Apalap), que será realizada nesta segunda-feira (6), na sede Amorbela, às 18horas. Atualmente, a base de dados da SMASES conta com 100 pescadores cadastrados.

A assembleia geral será aberta ao público. A Apalap será uma associação civil, filantrópica, sem fins lucrativos e autônoma em suas decisões. Um dos objetivos previstos no estatuto é o de promover a melhoria das condições de trabalho e renda para garantir a valoração econômica e a sustentabilidade socioambiental da cadeia da pesca na lagoa de Piratininga, além de ter um forte compromisso com a defesa e preservação do sistema lagunar da Região Oceânica de Niterói.

“A coletividade, a autogestão, a produção sustentável que respeite o meio ambiente da produção ao consumo, que estabeleça horizontalidade nas relações e que institua uma comercialização justa são princípios da economia solidária. Esse princípio se consolida quando a produção se organiza em uma associação ou cooperativa de trabalhadores, evitando a disputa e concorrência entre si, aumentando a produtividade e a venda com os trabalhadores formalizados numa instituição única de cadeia produtiva, possibilitando que todos tenham a divisão de tarefas e de lucros de maneira justa e equitativa”, enfatiza o secretário de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói, Elton Teixeira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo