Saúde: Niterói realiza ação voltada para mulheres no próximo sábado

A Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realiza no próximo sábado (11) uma ação voltada para a saúde das mulheres intitulada “Dia Delas”, em que serão feitos exames clínicos da mama e preventivo. A medida faz parte do Programa Niterói Mulher e ocorrerá em cinco locais, das 8h às 13h, contemplando mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada para o rastreio de câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde.

Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, o Campus Niterói I será um dos locais para realização dos exames e ocorrerá por livre demanda. Já nas unidades do Médico de Família do Maruí, Teixeira de Freitas, Bernardino e Maceió, os exames contemplam as pacientes cadastradas nas unidades. A expectativa é que os exames contemplem mais de 200 mulheres.

A medida tem como objetivo realizar o rastreio do câncer de colo de útero e mama. Dependendo do resultado, as mulheres serão indicadas para o tratamento na rede pública de saúde.

Vacinação HPV

Nas quatro unidades do Médico de Família, além dos exames clínicos será feita a vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, segundo orientação do Programa Nacional de Imunizações.

Parceria com a Estácio de Sá

No Campus da Universidade Estácio de Sá, a ação ocorrerá por livre demanda, ou seja, as mulheres dentro faixa etária contemplada, podem comparecer ao local, das 8h às 13h, que serão atendidas. O Campus Niterói I fica na Rua Eduardo Luiz Gomes, 134, Centro.