Niterói inicia quarta dose da vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde

13/06/2022  A Prefeitura de Niterói começou, nesta segunda-feira (13), a aplicação da quarta dose (segundo reforço) da vacina contra a Covid-19 nos profissionais de saúde. É necessário o intervalo de 4 meses da terceira dose. No dia 20 os trabalhadores da área da saúde podem receber a quarta dose.

Ana Beatriz Machado, médica de CTI neonatal, garantiu sua quarta dose na Policlínica Carlos Antonio da Silva, em São Lourenço

“A vacinação foi o que proporcionou a gente voltar ao ‘normal’. Apesar de termos muitos casos de Covid-19 atualmente, a maior parte das pessoas está fora de perigo e se recuperando. É um cenário muito diferente de 2020, quando ainda não havia imunização. É muito importante todo mundo se vacinar”, disse Ana Beatriz.

Para receber a imunização é preciso apresentar o comprovante de residência, identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. A vacinação está disponível nas policlínicas do Vital Brazil, Itaipu, Barreto, São Lourenço, Piratininga e Engenhoca, das 8h às 17h, com entrada até às 16h.

Para a nutricionista, Elaine Siqueira Gonçalves, a importância da quarta dose é a sobrevivência e a qualidade de vida.

“A gente precisa combater a Covid-19, principalmente os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente. A gente precisa entender que vacinar salva vidas. Eu perdi duas pessoas da minha família antes da vacina e sofro muito até hoje, então é graças a vacina que nós hoje estamos aqui, os sobreviventes. Viva o SUS! Viva a vacina”, ressaltou Elaine.

É importante informar que o profissional da saúde, é quem tem formação profissional na área, como médico, enfermeiro, técnico, dentista, fisioterapeuta e etc.

Já o trabalhador de saúde é quem labora em alguma unidade de saúde, como hospital ou mesmo clínicas, mas não têm formação específica em disciplinas médicas, tais como: administrativo, limpeza ou portaria.

Agendamento – A população de Niterói pode realizar o agendamento da vacina contra a Covid-19 pelo aplicativo Colab, um método mais prático que permite marcar data e horário, evitando filas.

Para realizar o agendamento basta fazer o download do aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. Também é possível agendar pelo site da Prefeitura de Niterói: www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.

Quem precisar remarcar a data e horário da vacinação, caso não consiga comparecer no dia agendado, deve mandar um e-mail para contato@colab.re.

Calendário quarta dose
– 06/06 a partir de 55 anos
– 08/06 a partir de 50 anos
– 13/06 profissionais de saúde
– 20/06 trabalhadores de saúde

Locais de vacinação para adolescentes, adultos e idosos:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca