Uso do Colab para agendamento de vacinação contra a Covid-19 em Niterói completa 1 ano

A Prefeitura de Niterói recentemente comemorou um ano da utilização do aplicativo Colab para agendamento da vacinação contra a Covid-19. A ferramenta, que tornou possível programar data e horário para aplicação das doses da vacina, e assim obter comprovação digital da imunização, começou a operar com essa finalidade em 31 de maio de 2021, tornando o processo de imunização mais rápido e prático. Até o dia 15 de maio, quase 129 mil doses de vacina já haviam sido aplicadas via agendamento em Niterói. A medida, ainda utilizada em larga escala, evita aglomerações, facilita e agiliza o processo de vacinação.

Em março último, Niterói foi premiada com o reconhecimento em duas categorias entre as Prefeituras que mais se destacaram no Fórum Colab Gov: Gestão que Consulta e Transformando Serviços Digitais. Na primeira área, a cidade foi contemplada pela expressiva marca de 18 consultas públicas realizadas somente em 2021. Já na segunda premiação, a escolha se deu justamente pela implementação do serviço digital de agendamento de vacinação para Covid-19.

Para o coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão do município, Fernando Stern, o uso do aplicativo foi fundamental nesse momento mundial:

“A vacina contra a Covid é a coisa mais importante no atual momento da humanidade e a possibilidade de realizar o agendamento via Colab facilitou demais a vida do niteroiense. Além de se vacinarem sem filas e programar o melhor dia e horário para irem aos postos de saúde, o agendamento também ajudou na organização de todo o processo, porque garante que a unidade de saúde tenha uma previsibilidade maior sobre a demanda recebida. Seguimos estimulando para que as pessoas, cada vez mais, agendem suas doses e tenham uma experiência de vacinação mais tranquila e ágil”, comentou Stern.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destaca que o aplicativo é um método mais prático que permite marcar data e horário da vacinação.

“Temos bons resultados com o uso do aplicativo, pois evita aglomerações, facilita e agiliza o andamento da imunização”, destaca o secretário.

O agendamento pelo Colab é um benefício muito festejado pelos cidadãos de Niterói como contou, por exemplo, a psicóloga Janaína Marins:

“Estou tomando a minha 4ª dose, e é a terceira vez que tomo vacina agendando pelo Colab. Todas as vezes que fiz o agendamento pelo aplicativo, foi super rápido. Enquanto a fila está grande, eu não demorei nem dois minutos para concluir a vacinação”, celebrou Janaína.

Solange Frassetti Chagas, corretora de imóveis, citou a importância da agilidade no processo de imunização da população de Niterói:

“A vacinação é super importante. Graças a ela, não estamos morrendo. As pessoas precisam se conscientizar que só a vacina salva. Tudo que puder apressar essas etapas de vacinação deve ser comemorado. Marcar pelo aplicativo Colab e vir se vacinar não tem nem comparação com o enfrentamento de filas. É importante todos saberem que existe essa facilidade, pois além da marcação ser fácil, ninguém perde tempo com fila”, disse Frassetti.

O gerente financeiro Carlos Eduardo de Azevedo conta que vem agendando toda as etapas da sua vacinação, e também a de sua esposa, pelo aplicativo:

“Minha família toda está usando. Na verdade, a vacinação é muito importante porque a doença, apesar de não ter acabado, fica mais branda e passa uma sensação de segurança. Então, temos que seguir as orientações e aproveitar o que nos pode socorrer”, aconselhou Azevedo.

Agendamento – Para realizar o agendamento da vacina basta baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. O aplicativo também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado. Para receber a imunização é necessário estar dentro do público alvo e da idade, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

Números – 71,2% da população a partir de 18 anos está vacinada com o esquema  vacinal completo (3 doses) contra a Covid-19. Para D1 e D2, essa mesma população apresenta 100% de cobertura. Considerando a população total, 56,8% já tem o esquema completo (3 doses), 87,4% com D2 ou Dose Única e 94,7% com D1 ou Dose Única. Em relação aos adolescentes, a cobertura de D2 está em 55,3% e D1 está em 87,9%, a 1ª dose de reforço já foi aplicada em 1.310 adolescentes (3,3%). As doses aplicadas em crianças somam um total de 40.970 doses, compreendendo a cobertura de 58,6% de D1 e 35,9% D2.

Foto: Douglas Macedo